Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

ACT RECEBE PRÊMIO DA OMS PELOS 10 ANOS DE TRABALHO (17/6/2016)
ACT


ACT RECEBE PRÊMIO DA OMS PELOS 10 ANOS DE TRABALHO

A Aliança de Controle do Tabagismo e Saúde (ACT+) foi a organização brasileira vencedora do prêmio regional 2016 do Dia Mundial Sem Tabaco, dado pela Organização Mundial da Saúde em reconhecimento às contribuições para o avanço nas políticas e medidas da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco. Paula Johns, diretora-executiva da ACT+, recebeu o prêmio em nome da instituição, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde, em Washington.

“É com muita alegria e orgulho que recebo esse reconhecimento em nome de toda a equipe ACT, de hoje e de ontem, e compartilho com os parceiros, membros da Rede ACT, financiadores e apoiadores no governo, na mídia e na sociedade. Hoje, não há quem não conheça e se beneficie da lei antifumo no Brasil, mas pouca gente sabe o quão trabalhoso foi chegar lá. Receber esse prêmio no ano que completamos 10 anos de atuação nos motiva e inspira a seguir trilhando o caminho do fazer Advocacy – A arte de transformar o impossível no inevitável - pela saúde pública e interesse coletivo”, diz Paula

O prêmio consolida o trabalho da ACT+ ao longo de seus dez anos de existência e destaca o apoio da sociedade civil na adoção de embalagens padronizadas de cigarros e outras medidas de controle do tabagismo, como a lei antifumo nacional, a proibição da propaganda de produtos de tabaco e o aumento de impostos e preços desses produtos.

A ACT+ também recebeu menção honrosa pelas contribuições ao controle do tabagismo da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
A adoção das embalagens padronizadas, tema do Dia Mundial sem Tabaco deste ano, é o atual desafio de advocacy e campanha da ACT+. A medida restringe ou proíbe o uso de logotipos, cores, imagens da marca ou informações – permite apenas os nomes da marca e do produto em cor e fonte padrão, diminuindo, assim, sua atratividade. Além disso, esse tipo de embalagem aumenta o efeito das advertências sanitárias.

Transformar o impossível no inevitável não se faz sozinho, mas com uma equipe que se completa, se ajuda e está em sintonia, em momentos bons e nos mais difíceis: Paula Johns, Mônica Andreis, Anna Monteiro, Daniela Guedes, Adriana Carvalho, Marília Albiero, Kátia Fernandes, Fabiana Fregona, Denize Amorim, Suelen Sousa, e a pessoas fundamentais na nossa trajetória: Clarissa Homsi, Guilherme Eidt, Aline Biz, Roberto Iglesias, Marina Seelig, Paulo Correia, Albino Gewehr, Ana Gangemi, Marina Kassab.

 

 

 

 


 

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2