Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

COP7 recomenda que governos incentivem produtores de tabaco a buscar diversificação na lavoura (11/11/2016)
Zero Hora

http://zh.clicrbs.com.br/rs/opiniao/colunistas/joana-colussi/noticia/2016/11/cop7-recomenda-que-governos-incentivem-produtores-de-tabaco-a-buscar-diversificacao-na-lavoura-8250556.html

Projetos-pilotos do setor devem levar em conta preocupação social e ambiental

Um dos pontos mais sensíveis aos produtores de tabaco, a diversificação deverá ser apoiada pelos governos com preocupação social e ambiental – com recursos previstos para projetos-pilotos. A recomendação consta em um dos documentos aprovados nesta sexta-feira durante a 7ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP7), realizada na Índia.

— Para o Brasil, essa decisão é muito importante, pois leva em consideração as fragilidades do campo enquanto são buscadas alternativas. Essa ideia de equilíbrio, de uma área não se sobrepor sobre a outra, não se tinha até então — avalia Tovar da Silva Nunes, embaixador do Brasil na Índia.

 O Brasil é o segundo maior produtor mundial de tabaco, atrás apenas da China. A atualização dos artigos 17 e 18, que tratam de alternativas de produção, prevê também que projetos de diversificação sejam apoiados com auxílio financeiro inclusive de países não produtores de tabaco.

— Ha uma clara determinação que haja recursos para que se iniciem esses projetos — resumiu o embaixador, acrescentando que Brasil e Índia poderão cooperar nessas iniciativas, por ser grandes produtores de tabaco.

O documento recomenda, também, que o cultivo de fumo não seja apoiado em propriedades que não estejam na atividade. Com isso, a tendência é da produção ficar concentrada em países que já são líderes no setor.

— Isso fortalecera os grandes produtores, como o Brasil, eliminando concorrentes menores no mercado internacional — avalia Sávio Pereira, integrante da delegação oficial brasileira na COP7, representando o Ministério da Agricultura.

Ainda nesta sexta-feira, ao longo da noite, no fuso horário da Índia, deverão ser concluídas recomendações sobre mercado ilegal, uso de ingredientes no cigarro, propaganda do produto e comercio internacional. No total, as discussões incluem 37 documentos.

Todas as recomendações da COP7 serão conhecidas na manhã de sábado, no encerramento da conferência global que reúne delegações de mais de 140 países para definir ações para conter o tabagismo no mundo.

 

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2