Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Santa Casa interna 4 idosos por dia vítimas de pneumonia (26/5/2006)
ACTBR

Fonte: Gazeta de Limeira - www.gazetadelimeira.com.br

Data: 26/05/2006

As mudanças bruscas de temperatura já estão causando complicações sérias de saúde. Os idosos são os mais prejudicados. Somente a Santa Casa de Limeira, nos últimos 15 dias, está fazendo 4 internações por dia de idosos com quadro clínico perigoso de pneumonia. A maioria é fumante.

O fato é considerado preocupante pelo diretor clínico do hospital, Claudinei Lotuffo. O médico também é coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral e informou que só ontem, tinham dois pacientes no setor em estado delicado por conseqüências da infecção.
Segundo Lotuffo, em períodos como este, a elevação de internações por este motivo é até considerada normal para os médicos. Porém, a época associada a alguns hábitos como o fumo e a falta de proteção podem ser determinantes para a saúde de um indivíduo com idade superior a 60 anos. “Nesta faixa etária o organismo se torna mais frágil e, conseqüentemente, cai a resistência”, afirmou. Neste período, pelo menos três idosos não resistiram e morreram.
Lotuffo destaca o fumo como principal agravante. Ele constatou através da ficha de cada paciente internado com pneumonia, a forte interferência do tabaco. “O idoso que não fuma já tem que ter um certo cuidado justamente por causa da fragilidade, agora imagine uma pessoa numa certa idade com os dois pulmões debilitados!”, observou o médico atentando para os riscos que o cigarro oferece.
Em 15 dias, o diretor clínico da Santa Casa também notou um aumento de cerca de 20% na ala de Pediatria. No entanto, houve uma pequena queda no número de jovens internados. Um dos motivos, segundo o médico, é que muitos condutores que usam moto acabam encontrando outros meios de transporte para evitar o frio e, conseqüentemente, diminuem os acidentes.

PREVENÇÃO

“A gripe, este ano, tem gerado mais internações porque vem associada a infecções bacterianas. Enquanto um resfriado comum costuma durar entre três e quatro dias, agora o quadro tem persistido por até duas semanas”, diz o médico. Quanto à campanha de vacinação contra gripe, Lotuffo é categórico em afirmar que a dose é válida e importante. Ela previne contra o vírus disseminado no ano passado.
Marco Antônio Pereira Francisco, assessor departamental da Vigilância Epidemiológica de Limeira, afirmou que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ainda estão oferencendo a vacina. É que algumas pessoas com idade acima de 60 anos deixaram de se imunizar.
De acordo com o coordenador clínico da Santa Casa, os principais cuidados a serem tomados são “evitar ser pêgo desprevenido quando muda o tempo e procurar ajuda médica se em três ou quatro dias de gripe, os sintomas não desaparecerem. (RR)

Médico alerta para os sintomas

O diretor clínico da Santa Casa, Claudinei Lotuffo, afirma que é preciso estar atento aos sintomas, pois, na pessoa idosa, eles costumam ser mais leves ou, em alguns casos, inexistentes. Portanto, qualquer sinal deve ser comunicado a um médico, já que o diagnóstico precoce sempre facilita o tratamento. Os sintomas mais comuns que podem ocorrer são: febre, tosse seca, outras vezes com eliminação do catarro; dores sobre o tórax; respiração mais rápida e falta de apetite. (RR)

Jornalista: Gazeta de Limeira

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2