Estratégia de redução de danos no consumo de álcool deve ser individual

24.08.17 - Folha de S. Paulo / seminários Folha


Folha de S. Paulo / seminários Folha

LEONARDO NEIVA
DE SÃO PAULO

23/08/2017  16h06
Mais opções

Para ser eficiente, uma estratégia de redução de danos no consumo de bebidas alcoólicas deve ser pensada de forma individual e adaptada a um determinado contexto. A afirmação é do professor da Faculdade de Saúde Pública da USP e presidente da Abramd (Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas), Rubens Adorno.

Segundo ele, para lançar programas de prevenção, é preciso "conhecer muito bem o contexto de cada um e ser criativo em relação a ele, além de levar em conta a situação geral dessa sociedade".

"Na Alemanha, um dos países com o maior nível de alcoolização da Europa, os garçons são alertados para não oferecer bebida a quem já passou do limite", contou.

As declarações foram feitas durante a segunda mesa de debates, sobre redução de danos no consumo de álcool, realizada nesta quarta-feira (23) no fórum "Mudança de Hábitos e Redução de Danos à Saúde", no teatro Unibes Cultural, em São Paulo. O evento foi promovido pela Folha com patrocínio da Philip Morris.

A Folha de Sao Paulo promove o forum Mudanca de Habitos e Reducao de Danos a Saude. O evento discute praticas e politicas para reduzir os riscos a saude de pessoas que nao conseguem ou nao desejam parar de fumar ou de beber. Sobre o tabaco, um dos principais temas a serem debatidos sera a troca do cigarro por dispositivos eletronicos para fumar e se eles podem ser considerados reducao de danos. No caso das bebidas alcoolicas, sera discutida a promocao do consumo consciente e medidas para evitar o consumo por criancas e adolescentes.


Quirino Cordeiro, do Ministerio da Saúde, Rubens Adorno, professor da USP, Isabel Tremarin, orientadora educacional do Colegio Anchieta, e Claudia Colucci (moderadora)
Também participaram do debate o coordenador nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, Quirino Cordeiro, e a coordenadora de orientação educacional do Colégio Anchieta, de Porto Alegre, Isabel Tremarin.

Segundo Cordeiro, a estratégia de redução de danos tem sido aplicada pelo governo brasileiro principalmente na forma de unidades de acolhimento voltadas para pessoas dependentes do álcool e outras drogas. Para ele, há evidências de sucesso na aplicação do modelo.

"No início da epidemia de Aids, se percebeu que, quando você oferecia a possibilidade de os indivíduos fazerem o uso de drogas injetáveis com maior segurança, diminuía a ocorrência de Aids e de hepatite", disse.

Ele lembra, no entanto, que a redução de danos é uma estratégia de pouca exigência, que não obriga o consumidor a parar de beber. "É preciso haver a promoção da abstinência em alguns casos. Às vezes a individualização do tratamento requer outras estratégias que não a redução de danos."

Como outros exemplos de estratégias de redução de danos, Cordeiro cita programas que evitem que as pessoas dirijam depois de beber e também leis que restrinjam o acesso ao álcool.

Como exemplo de restrição de acesso à bebida ele cita o caso do município de Diadema, na Grande São Paulo, onde, em 2002, foi criada uma lei que estabelece o fechamento de estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas após as 23h. Para Cordeiro, a ação teria influenciado a queda das taxas de homicídio e suicídio na cidade nas duas décadas seguintes.

Para Adorno, no entanto, não é comprovada a relação entre a ocorrência dos dois fatores na cidade. Os números de homicídios e suicídios seriam "problemas muito mais complexos e nunca monocausais", afirmou.

ÁLCOOL ENTRE JOVENS

No debate, a coordenadora educacional Isabel Tremarin falou sobre a prevenção do consumo de álcool entre jovens e adolescentes.

Com o objetivo de ilustrar os perigos da negligência dos pais em relação ao consumo de álcool por jovens, Tremarin coordenou a produção de um filme de ficção em parceria com pais de alunos do Colégio Anchieta, que foi lançado em junho deste ano.

Anchieta

A intenção é que o filme, que tem cerca de 30 minutos e está disponível na internet, seja usado em escolas como forma de alerta.

Para Tremarin, um dos maiores riscos do consumo de álcool entre os jovens é o fato de o cérebro deles ainda estar em desenvolvimento.

"Pessoas com menos de 18 anos têm a área do cérebro que controla a sensação de prazer bem mais desenvolvida do que a área ligada ao controle de impulsos. Isso significa que o controle de prazer tem maior aderência, enquanto aquele que diz o que é certo e errado amadurece um pouco depois", explica.

Segundo ela, estudos mostram que pessoas que começaram a consumir álcool com menos de 18 anos têm chances maiores de desenvolver dependência. Para combater a prática, ela defendeu a formação de "uma aliança forte entre educadores, família e órgãos público, com o objetivo de fazer a prevenção do consumo e promover o cuidado com essas crianças".

 



Link: http://www1.folha.uol.com.br/seminariosfolha/2017/08/1912314-estrategia-de-reducao-de-danos-no-consumo-de-alcool-deve-ser-individual.shtml

Folha de S. Paulo / seminários Folha




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE