Organizações e movimentos sociais realizam tuitaço pela aprovação da Política Nacional de Redução de Agrotóxicos

16.10.17 - O Globo


O Globo

 Organizações e movimentos sociais realizam logo mais, às 16h, um tuitaço para captar mais assinaturas em apoio à aprovação da Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNaRA). O objetivo do tuitaço é aproveitar o Dia Mundial da Alimentação para chamar a atenção da população para projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional e visam a flexibilizar o uso de agrotóxicos no Brasil.

Para Mariana Garcia, nutricionista do Idec, a data é muito oportuna para o debate acerca do uso indiscriminado desses produtos químicos no país. "O direito de todos à alimentação adequada e saudável passa pelas formas de produção dos alimentos, que devem ser ambientalmente sustentáveis e livre de agrotóxicos e transgênicos", afirma.

A ação utiliza hashtags como #DMA2017 e ChegaDeAgrotóxicos, esta última que possui o mesmo nome da plataforma da qual o Idec e outras 14 organizações fazem parte. Ao assinar a petição disponível na plataforma, os consumidores também demonstram o interesse em barrar os 27 projetos de lei incluídos no PL 6.922/2002, conhecidos como Pacote do Veneno, iniciativa que pretende facilitar o uso de agrotóxicos no Brasil, inclusive aqueles que podem causar problemas graves para a saúde e meio ambiente.

Entre as organizações e movimentos sociais que integram a plataforma #ChegaDeAgrotóxicos, criada em abril deste ano, estão, além do Idec, a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o Greenpeace, o Movimento Slow Food, a Articulação Nacional de Agroecologia, entre outras.

Além da petição, a #ChegaDeAgrotóxicos lista os motivos pelos quais a população deve apoiar a iniciativa, como os riscos à saúde de consumidores e agricultores; a contaminação do solo, cursos d’água e a ameaça à soberania alimentar.

 



Link: http://bit.ly/TuitaçoAgroDMA

O Globo




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE