Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Site combate tabagismo e informa sobre várias doenças (24/5/2006)
ACTBR

Fonte: http://www.mundoinfo.com.br/informatica/noticias/noticias/principal?codnoticia=06-1801-05&princ=06-1105-01

Bookmarks - Prevenção total
Maria do Carmo Rezende

A Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia colocou no ar o seu site com visual dinâmico, fácil de navegar e com uma série de informações tanto para médicos quanto para pacientes. Atualizado diariamente, o site abriga notícias e eventos relacionados à pneumologia, bem como às atividades da entidade. Para o público leigo, aborda doenças diversificadas, como asma, tuberculose, DPOC e fibrose cística, entre outras, explicando-as de forma clara.

Uma das principais bandeiras da SPPT tem destaque especial no site. Trata-se do combate ao tabagismo, que é enfatizado na seção que aborda as doenças respiratórias, no alto da página de abertura. Basta um clique para o visitante se deparar  com várias informações, entre elas esclarecimentos dobre os benefícios existentes para quem abandona o tabagismo. A começar pelo menor risco de morte a quem pára de fumar, especialmente àqueles que já se submeteram a cirurgias de ponte coronariana, que já viveram problemas vascular periférico ou infarto do miocárdio. As mulheres grávidas que param de fumar têm também diminuído o risco de aborto ou de gerar filhos com síndromes mentais e dificuldades físicas. Enfim, a seção mostra uma enorme relação de doenças com tabagismo e como evitar tantos problemas causados pelo fumo.

A página apresenta ainda uma série de ferramentas, especialmente dirigidas a médicos, que auxiliam e, principalmente, incentivam pacientes a deixar o vício. Os recursos podem ser utilizados também por profissionais da área de saúde de qualquer especialidade e pacientes que precisam de um empurrãozinho para se livrar do tabaco. Mostra ao visitante o quanto é importante que o médico esteja munido das melhores estratégias para abordagem ao seu paciente. Por meio de questionários para avaliar o grau de dependência, dicas para fazer do consultório também um aliado e um guia de orientações conforme idade e perfil do fumante, é possível, segundo o site, personalizar a abordagem.

O espaço da SPPT é também um canal para se inteirar sobre as principais datas comemorativas da área, além de conhecer onde e quando acontecem os mais importantes eventos médicos no Brasil e no mundo. Em calendário, são dispostos, mês a mês, os congressos, cursos, jornadas e as tradicionais pizzas clínica e cirúrgica, que são encontros da entidade para discussão de casos em tradicionais pizzarias. Em notícias, o internauta tem acesso a alguns destaques veiculados pela imprensa na área de saúde, inclusive sobre a sociedade, além de entrevistas com membros da diretoria.

Para médicos ligados ao que acontece no mundo, há na página uma lista de links para os principais portais de medicina em países como Estados Unidos, Japão, Canadá e Inglaterra. Um atalho torna a consulta ainda mais fácil. Clicando no ícone situado na parte inferior da tela, à direita, o site da SPPT pode ser inserido entre os favoritos do Internet Explorer. Para o médico pneumologista, residente ou estudante de medicina, é importante também dar uma olhada na seção que destaca as vantagens e benefícios proporcionados ao associado. Além do recebimento de diversas publicações e participação em jornadas e encontros, há aulas de atualização médica, por exemplo, que somente sócios têm acesso no site. Caso o internauta queira se associar, é possível iniciar o processo em Associe-se. Em outro formulário, mesmo sem ser sócio, o interessado passa a receber a newsletter da SPPT. No espaço Contato, a Sociedade está aberta a sugestões, dúvidas ou reclamações. Basta preencher os dados corretamente e aguardar um contato.

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2