Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Uso indiscriminado do narguile pode levar ao câncer na boca e pulmão (7/7/2008)
Tisa Moraes

http://www.jcnet.com.br/editorias/detalhe_geral.php?codigo=134159

Data: 06/07/08

Ao contrário do que muitos usuários acreditam, fumar narguile não é menos perigoso do que fumar cigarro. A afirmação, do médico pneumologista Sebastião Antônio Benetti, contradiz uma crença que está se alastrando com a mesma rapidez com que se difunde o hábito de fumar o cachimbo árabe.

Tanto adeptos quanto vendedores do aparelho defendem que a água contida dentro do narguile, por onde a fumaça passa, acaba por reter a nicotina antes que ela chegue à boca do indivíduo. “Claro que a nicotina não é filtrada pela água. Se fosse assim, seria uma beleza! Resolveríamos o problema do tabagismo no mundo”, ironiza o pneumologista.

Ele enfatiza que o narguile é tão cancerígeno quanto o cigarro. “O efeito que a nicotina causa no sistema nervoso central é o mesmo. E, no caso do narguile, há ainda outros fatores preocupantes, porque no fumo há substâncias aromatizantes cujas conseqüencias para o organismo ainda não foram muito bem estudadas”, alerta Benetti.

Ele lembra que a nicotina é a única substância do tabaco que causa dependência. Mesmo quem não traga o narguile não está imune aos malefícios dessa substância. “Mesmo sem tragar, parte da fumaça sempre acaba chegando até o pulmão, porque a pessoa está respirando enquanto fuma. O prejuízo pode ser menor, mas essa pessoa também pode prejudicar o organismo”, aponta Benetti. O médico avisa que nem mesmo as piteiras com filtros, que são encontradas nas lojas do ramo, são capazes de filtrar a nicotina com eficácia.

E, por se tratar de um cachimbo, ele explica que as chances de o usuário desenvolver câncer de boca é muito maior do que os fumantes de cigarro. “A pessoa fica com aquela piteira na boca, que está toda contaminada com substâncias cancerígenas. É mais ou menos o que ocorre com o cachimbo comum que, comprovadamente, é mais prejudicial à saúde da boca”, diz.

Além de cancêr bucal, Benetti afirma que o uso indiscriminado do narguile pode levar a problemas no trato respiratório, como a asma, até câncer na língua, laringe e pulmão.
 

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2