Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Hip Hop x Tabaco (24/5/2004)
Por Um Mundo Sem Tabaco

Podemos observar, neste artigo [notícia "ligar cigarros ao hip hop não é uma abordagem legal"], como a indústria do tabaco investe pesado nas camadas sociais desfavorecidas economicamente e conseqüentemente nos jovens provenientes desta realidade.

 

A industria do tabaco vem utilizando a muitos anos do recurso estratégico de sedução e lobby nesses segmentos sociais, conforme podemos constatar neste fato ocorrido nos Estados Unidos, em que a indústria investe pesado no patrocínio de manifestações culturais expressivas, como no caso o Hip Hop, que tem grande influência junto a essa classe social.

 

Convém ressaltar que devido ao baixo nível de escolaridade desta parcela da população, isso faz com que esta classe fique mais exposta a essa associação. Sua estratégia é patrocinar eventos culturais, sociais e esportivos, favorecendo a experimentação do tabaco assim como reforça a comercialização de seus produtos tendo em vista a manutenção do seu mercado.

 

Por este motivo não poderíamos deixar de comentar sobre a importância do Projeto Hip Hop Na Linha De Frente Contra o Tabaco desenvolvido pelas Ong’s Cemina/Redeh, com o apoio da OMS – Organização Mundial de Saúde e da Coordenação Estadual do Programa Nacional de Controle de Tabagismo do Rio de Janeiro. Este projeto foi lançado junto com um CD de 9 faixas musicais, em que, este movimento cultural retrata de acordo com sua forma de expressão (Hip Hop), a problemática do tabagismo nos seus diferentes enfoques.

 

Observamos que este projeto tem tido grande repercussão junto às crianças, adolescentes e classes sociais mais vulneráveis a manipulação da indústria do tabaco, pois aborda a realidade dos problemas decorrentes do tabagismo de forma lúdica, alegre e comunicativa.

 

O Hip Hop tem mostrado um potencial aglutinador de mobilizar grandes massas populacionais para reflexão da importância do controle do tabaco, tornando-se um forte aliado do Programa Nacional de Controle do Tabagismo e outros Fatores de Risco de Câncer - PNCTFRC do Brasil.

 

Para conhecer um pouco mais do projeto Hip Hop Na Linha de Frente Contra o Tabaco acessar o site: www.cemina.org.br/hiphoptabaco

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2