Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Doação de milhões de euros para incentivar a pesquisa de câncer tabaco relacionados– IARC (23/1/2004)
Por Um Mundo Sem Tabaco

Press release da International Agency for Research on Cancer (- Agência Internacional para a Pesquisa em Câncer - IARC)

IARC Press Releases http://www.iarc.fr/

Lyons, França, 8 de dezembro de 2003


Em 8 de dezembro de 2003, o professor Mattei, Ministro da Saúde francês (1), visitou a Agência Internacional para a Pesquisa em Câncer (IARC), braço para pesquisa em câncer da Organização Mundial da Saúde, sediada em Lion, França. A IARC, criada por uma iniciativa francesa em 1965, é conhecida por seu banco de dados sobre incidência de câncer e tendências mundiais, suas pesquisas sobre as causas do câncer e o desenvolvimento de estratégias científicas para sua detecção precoce.


Naquela ocasião, foram apresentadas ao ministro as tendências mais significativas para alguns tipos de câncer, como por exemplo, o declínio do câncer de estômago na maioria dos paísese o aumento da incidência do câncer de mama e dos  cânceres tabaco relacionados em mulheres.  Também foram apresentados os esforços da Agência nas áreas da prevenção do câncer, detecção precoce do câncer de colo de útero e da vacinação contra o câncer causado por vírus.


Dr. Paul Kleihues, diretor da Agência, apontou que o painel sobre tabagismo, patrocinado pela Agência em junho passado, e que contou com a presença de especialistas de diferentes países, concluiu que o fumo passivo é definitivamente carcinogênico (2). Além do mais, o encontro adicionou alguns tipos de câncer, como o de fígado, útero e rins, à já longa lista de tipos de câncer tabaco relacionados. 

A mais importante causa evitável de câncer em humanos continua sendo o tabagismo. Alguns países, particularmente os da Escandinávia, o Reino Unido e a França, conseguiram reduzir o consumo do tabaco, o que levou a uma redução significativa na mortalidade por tipos de câncer tabaco relacionados. Espera-se que outros países europeus sigam este caminho, especialmente na Europa Central e no Leste Europeu.


Estima-se que o tabagismo mate 60 mil franceses todos os anos e, de acordo com o relatório da IARC publicado no começo deste ano (3), um total de 4 milhões de mortes são atribuíveis ao tabaco, a cada ano, em todo o mundo.

 

Por ocasião de sua visita e no contexto do “Plano de Câncer” do presidente Jacques Chirac, o ministro assinou um convênio com a Agência, doando um milhão de euros para o novo programa da Agência para cânceres tabaco relacionados. Dr. Peter Boyle, diretor da IARC que tomará posse em janeiro de 2004 (4), disse que a doação ajudará a criar uma nova unidade de pesquisa sobre o tabaco, focada na dependência e cessação do fumo, o impacto de políticas de impostos sobre a prevalência do tabagismo, particularmente entre adolescentes, as conseqüências comportamentais e os resultados do tratamento de substituição da nicotina, e o estudo sistemático do fumo compensatório. 


(1) http://www.sante.gouv.fr/
(2) http://monographs.iarc.fr/htdocs/indexes/vol83index.html
(3) http://www.iarc.fr/wcr/
(4) http://www.iarc.fr/pageroot/PRELEASES/pr148a.html

Para mais informações, contato com Dr. Nicolas Gaudin, Chefe de Comunicação da IARC ( com@iarc.fr ).

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2