Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Documentos da Indústria do Tabaco (31/1/2004)
Por Um Mundo Sem Tabaco

Como as empresas de cigarros abusam da Poder Legislativo Estadual em benefício próprio
 

Data de Postagem: Sexta, 05 de dezembro de 2003.

California Initiative

 

Companhia/ Fonte: Philip Morris (agora uma divisão do Altria Group)

Data do documento: 12/01/1994

Tamanho: 1 página

Bates No. 2022839335

URL: http://tobaccodocuments.org/landman/2022839335.html

Versão em PDF: http://legacy.library.ucsf.edu/cgi/getdoc?tid=qlo44e00&fmt=pdf&ref=results

 

Este memorando de uma página da Philip Morris (PM), escrito por Ellen Merlo (Vice Presidente Sênior de Assuntos Corporativos), mostra como as empresas de cigarros abusam da Poder Legislativo Estadual em benefício próprio. O memorando descreve estratégias das companhias usadas para combater restrições locais ao tabagismo e o aumento de impostos sobre cigarros (“Proposição 99”), na Califórnia, em 1994. Uma estratégia envolve “criar uma rajada de atividades legislativas para confundir os antitabagistas, introduzindo vários Projetos de Leis e medidas para colocá-los na defensiva...”.

 

Assim, vemos que quando servem a seus propósitos, a Philip Morris dá um nó em todo o Poder Legislativo Estadual com leis sem sentido, visando apenas antagonizar seus opositores (os antitabagistas).

 

Este memorando circulou entre executivos dos mais altos escalões da Philip Morris.

 

-------------------------------------------------------

Notas

Obrigado ao Dr. Richard Hurt pela informação sobre este memorando, que é mencionado em sua apresentação sobre tabagismo passivo.

----------------------------------------------

Conteúdo:

 

PHILIP MORRIS USA

 

PARA: Geoff Bible

DE: Ellen Merlo

ASSUNTO: California Initiative

CORRESPONDÊNCIA ENTRE ESCRITÓRIOS

120 PARK AVENUE, NEW YORK NY 10017-5592

DATA: 12 de janeiro de 1994

 

Como requerido, aqui está um resumo dos passos que teremos que dar na Califórnia nas próximas semanas, para atingir uma aprovação ampla de leis estaduais mais brandas sobre a acomodação de fumantes nos ambientes fechados.

 

  1. Entraremos com um processo em 1º de fevereiro contra a cidade de São Francisco, argüindo se a cidade tem ou não autoridade para proibir o fumo em locais de trabalho. Seremos co-autores do processo juntamente com empresários locais e, baseando-se numa recomendação precedente e legal, acreditamos que temos uma excelente chance de ganhar.
  2. No nível estadual, criaremos uma rajada de atividades legislativas para confundir os antitabagistas, introduzindo vários Projetos de Lei e medidas para colocá-los na defensiva, incluindo pedir por uma auditoria e uma investigação dos abusos políticos do fundo da Proposição 99, e uma Resolução para pedir à OSHA/EUA para estabelecer Padrões de Qualidade Interna do Ar dentro do Estado.
  3. Criaremos o mesmo nível de atividade local em cidades como Anaheim, South San Francisco, Stockton, Palm Desert, Rancho Mirage, etc., introduzindo propostas de acomodação de fumantes.
  4. Finalmente, em torno de 17 de janeiro, lançaremos uma iniciativa de votação visando a aprovação de um Projeto de Lei mais brando que permita a acomodação do fumante nos ambientes fechados, juntamente com três representantes do comércio e/ou de associações. Simultaneamente à nossa iniciativa, vamos conduzir uma votação adicional para investigar a fundo a reação dos votantes, que preliminarmente indica que teremos boa chance de ganhar.

 

Teremos progressos e atualizaremos os resultados de nossa votação, conforme qualquer retorno dos líderes legislativos, durante o desenvolvimento do processo.

 

Se, em qualquer momento do processo nós 1) tivermos a oportunidade de alcançar um acordo negociado através do Poder Legislativo para aplicar leis mais brandas para acomodação, o faremos; e 2) antes de submetermos todas as assinaturas para levar adiante a iniciativa de votação, reveremos e avaliaremos nossas chances de uma vitória com base nas informações obtidas.

 

Você terá atualizações semanais tão logo iniciemos a iniciativa.

 

CC: M. Bring

W. Campbell

C. Fuller

D. Laufer

S. Parrish

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2