Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Estudo constata benefício de se proibir o fumo em locais públicos (1/5/2004)
Por Um Mundo Sem Tabaco

Agência EFE, 05/04/2004
 
LONDRES - A proibição de fumar em lugares públicos poderia reduzir o risco de se sofrer um ataque cardíaco, constatou um estudo publicado hoje pela revista médica britânica British Medical Journal. O levantamento foi realizado pela Universidade da Califórnia na cidade de Helena, no estado de Montana (Estados Unidos), onde foi adotada uma lei que proibiu o cigarro em lugares públicos de junho a novembro de 2002.
 
Os responsáveis pela pesquisa analisaram as internações de pacientes no hospital St Peters de Helena antes e durante a aplicação da legislação antitabaco, abolida em dezembro de 2002 pelos opositores da medida. Os especialistas verificaram uma queda de 40 por cento no número de habitantes dessa cidade que tiveram ataques cardíacos durante os seis meses em que durou a proibição, enquanto essa baixa não foi registrada em pacientes de lugares vizinhos.
 
Depois da anulação da lei, o número de pessoas internadas no hospital St Peters por causa de doenças coronárias alcançou os níveis anteriores à introdução da lei. As observações sugerem que a lei antitabaco não só protege o fumante passivo de perigos a longo prazo, mas pode estar relacionada com uma rápida diminuição de ataques cardíacos, observou o responsável pelo estudo, o professor Stanton Glantz.
 
A doutora Vivienne Nathanson, chefe de ciência e ética da Associação Médica Britânica (BMA), disse que o estudo confirma que ser fumante passivo é um verdadeiro risco. Diante disso, ela pediu ao governo britânico que proíba o fumo em lugares públicos.
 
Deborah Arnott, diretora do grupo antitabaco Action on Smoking and Health (ASH), descreveu o levantamento como uma prova vital para aplicar neste país uma nova lei que acabe com o tabaco em escritórios e lugares públicos. O estudo da Universidade da Califórnia foi publicado uma semana depois de a Irlanda se tornar no primeiro país da Europa a proibir o fumo em pubs, restaurantes, escritórios e outros lugares públicos.
 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2