Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Hotel Azaléia - Livre da PTA (20/11/2003)
Por Um Mundo Sem Tabaco

É  possível manter economicamente um estabelecimento comercial livre da poluição tabagística ambiental (PTA)? Sim.

 

Este é o exemplo do Hotel Azaléia, localizado na cidade de Gramado, no estado do Rio Grande do Sul.

 

 Foi idealizado pela proprietária, Sra. Leonida Stapff que tem uma história de tabagismo em sua família pois, conviveu com os prejuízos e as doenças tabaco relacionadas. É alérgica, seu pai era fumante, sofrendo posteriormente um infarte  e sua mãe  apesar de não fumar, faleceu de enfisema pulmonar, decorrente do tabagismo passivo durante todos os anos de casada.

 

Dentro deste contexto familiar, a Sra. Leonida idealizou montar um estabelecimento que fosse livre do tabaco. Num primeiro momento, realizou uma pesquisa sobre a viabilidade de um empreendimento que fosse destinado a não fumantes. Como este estudo forneceu uma resposta favorável, em  setembro de 1993, foi inaugurado o Hotel Azaléia.

 

Segundo o Sr. Christian Stapff, membro da família, o hotel é gerenciado pelos próprios familiares e criterioso ao informar em todos os meios de comunicação e propaganda, os  seus regulamentos - o ato de NÃO fumar.

 

Os hóspedes ao chegarem para sua estadia, se comprometem a manter esta norma  e assinam um termo de responsabilidade. Este, por sua vez, possue uma cláusula com multa para infratores que não respeitam as normas com relação ao tabagismo.

 

Apesar de ser um hotel para não fumantes, já hospedou diferentes pessoas  e muitas sentiram-se estimulados e pararam de fumar após a estadia. Para os que tentam infringir esta norma, o hotel é extremamente rigoroso e convida educadamente o hóspede a procurar outro hotel. Entretanto, não há registro freqüentes de problemas relacionados com o tabagismo/hóspedes. O hotel menciona que já teve como  hospedes funcionários da Souza Cruz que não gostam de fumar. Segundo a administração do Hotel Azaléia, nunca encontraram dificuldades para receberem qualquer cliente. 

 

Em suas lembranças relatam que houve um grupo de publicitários que fumou escondido nos quartos. De acordo com os padrões de segurança estabelecidos, o hotel preferiu fechar a ala afetada por 8 dias para que pudesse ser feita a limpeza com água e vinagre para retirada do cheiro de fumaça que ficou impregnado na madeira.

 

Em 30 de agosto de 1998, foi divulgado no Herald’s, que o Hotel Azaléia era o único hotel no mundo para não fumantes. Esta atitude pioneira vem servindo como estimulo para outras iniciativas como a Pousada da Àguia em Canela.

 

Com este posicionamento determinado, público e politicamente correto com todas as pesquisas mundiais que alertam a população para o perigo da exposição á poluição tabagística ambiental, enfatizando a necessidade da sociedade promover ações de controle ao tabagismo, este estabelecimento alcançou a premiação, no ano de 2002 conferida pelo INCA/MS. O certificado entregue nesta ocasião, incluiu o Hotel  Azaléia na Categoria de Iniciativas Isoladas de ambientes que desenvolveram ações de promoção da saúde e concedendo ao mesmo, o título de parceiro do Programa Nacional de Controle de Tabagismo.

 

Para você conhecer mais sobre o Hotel Azaléia, acesse o site: www.hotelazaleia.com.br

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2