Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

A Quem a Afubra representa? (29/9/2004)
ACTBR

SOBRE A AFUBRA

 

 

“ Os preços pagos pelas companhias de tabaco  as folhas de fumo são negociados  anualmente pelo Sindifumo, AFUBRA...

APESAR DO NOME, A AFUBRA É CONTROLADA PELA INDÚSTRIA DO TABACO E NÃO REPRESENTA OS INTERESSES DOS FUMICULTORES. A cada ano as associações de agricultores locais se queixam que os preços estabelecidos nas negociações são injustos para os pequenos agricultores.”

Angela Cordeiro, Francisco Marochi and Jose Maria Tardin -A Poison Crop -- Tobacco in Brazil. Global Pesticide Campaigner, Volume 8, Number 2, June 1998.

Fórum das Organizações dos Trabalhadores Rurais do Centro Sul do PR.

 

 

 

A AFUBRA é filiada à Associação Internacional dos Produtores de Fumo (ITGA), a qual foi fundada no dia 26/11/1984 em Santa Cruz do Sul, e vem acompanhando as tendências do mercado internacional do fumo. O atual Presidente da AFUBRA, Hainsi Gralow, também já presidiu a ITGA.

 

Essa estreita ligação entre a AFUBRA e a ITGA pode ser verificada no próprio site da AFUBRA, conforme mostramos abaixo:

 

 

http://www.afubra.com.br/

 

 

 



Busca no Site

 

Home    Mapa do Site    Fale Conosco    Verde é Vida    Expoagro    Agro-Comercial      

Fique por dentro 
das novidades 
sobre a Afubra 

 

 

 

 

A Afubra luta pela manutenção da fumicultura como forma de garantir a sobrevivência de milhares de pequenas propriedades rurais. Qual sua opinião sobre a proposta da OMS de erradicação do tabaco?

a favor

contra

consenso através do diálogo

primeiro encontrar alternativas viáveis

desconheço o assunto

 

PRODUTORES DEFINEM NOVAS AÇÕES

 

 

Estrutura da Afubra

Fundada em 21 de março de 1955

1

- Departamento Mútuo

·         Indenização da lavoura de fumo

  • - Auxílio de reconstrução de estufa
  • - Auxílio Funeral

No alicerce da Afubra está o mutualismo e a filosofia de "um por todos e todos por um", pela qual os próprios fumicultores, mediante o recolhimento das contribuições, formam a receita com a qual são indenizados os prejuízos nas lavouras de fumo causados por granizo, além da concessão de auxílios em caso de incêndios em estufas e falecimento de associados ou familiares inscritos.

2

Agro Comercial Afubra Ltda.: 15 casas.

É através do fornecimento de sementes certificadas e insumos modernos que a Agro Comercial Afubra presta importante contribuição no incentivo à deversificação de culturas.

3

Custo de produção e negociação do preço do fumo.

O custo é obtido através de pesquisa, cujo resultado serve de parâmetro na negociação do preço do fumo com a indústria. Os dados são coletados junto aos produtores em 28 microrregiões fumicultoras nos 3 estados, cuja participação de cada uma é proporcional à área plantada.

4

Acompanhamento da comercialização do fumo.

Mediante convênio celebrado anualmente com o Ministério da Agricultura, o acompanhamento é realizado pelos fiscais deste órgão oficial para que a transação ocorra dentro das normas e padrões estabelecidos em Portaria Ministerial.

5

Incentivo ao reflorestamento.

A Afubra mantém um horto florestal próprio para o fornecimento de mudas exóticas e nativas e, através do engenheiro florestal, presta assistência técnica gratuita a 40 viveiristas. Nesta propriedade são desenvolvidos diversos experimentos de reflorestamentos demonstrativos, além da realização de dias de campo.

6

Assistência/orientação agronômica e florestal

São 12 agrônomos e um engenheiro florestal que oferecem assistência e orientação técnica gratuita aos associados para culturas paralelas ao fumo e manutenção de uma excelente cobertura florestal nas propriedades dos fumicultores. Mantém convênio com Universidades e Órgãos governamentais para fins de pesquisa e estudos científicos.

7

Filiada à Associação Internacional dos Produtores de Fumo (ITGA).

É através da ITGA, fundada no dia 26/11/1984 em Santa Cruz do Sul, que a Afubra acompanha a situação e tendências do mercado internacional de fumo. Esta entidade salienta, a nível mundial, a grande importância social que a fumicultura representa. O presidente da Afubra, Hainsi Gralow, também já presidiu esta entidade.

FONTE: Afubra

 

 

 

 

 

 

Cabe ressaltar, que documentos internos da indústria do tabaco, extensamente analisados e publicados, mostram que a ITGA é mantida pela British American Tobacco (da qual a Cia. de Cigarros Souza Cruz é subsidiária), e utilizada para pressionar o setor agrícola dos países que produzem fumo, conforme podemos verificar abaixo:

 

As empresas fabricantes regerão o financiamento básico da organização (ITGA) e assim garantiremos que se dediquem a fazer política... A ITGA pode ser o ‘parapeito’ para nossas atividades de alianças com os representantes do Terceiro Mundo na OMS e para conseguir apoio de nações hostis as corporações multinacionais. A ITGA com o nosso impulso poderá ativar ações de alianças agrícolas regionais que hoje são muito débeis e reticentes às pressões da indústria”.

British American Tobacco, 1988.

 

 

 

 

 

 

“A principal função da ITGA é controlar a voz internacional dos cultivadores de tabaco a favor de seus clientes, garantindo que a mesma seja aproveitada ao máximo como veículo de atividades de interesses específicos. A consultoria proporcionará a coordenação, facilitação e motivação necessárias para alcançar o pleno potencial dos interesses dos fumicultores”.

British American Tobacco, 1991

 

 

 

 

Em anexo se encontram as cópias do site onde se encontram esses documentos.

 

O caminho para acessar esses documentos é:

1º) http://www.ash.org.uk/index.php?navState=industry&getPage=/html/links/documentlinks.php

2º) Clicar em

Tobacco industry documents

 

 

Trust us, Were the tobacco Industry

 

 

 

 

3º) Clicar no capítulo:

4. Agriculture and the International Tobacco Growers Association

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2