Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Fumicultor mobiliza Santa Cruz (29/11/2004)
ACTBR

Fonte: CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, SEGUNDA-FEIRA, 29 DE NOVEMBRO DE 2004

Estimativa é reunir 10 mil produtores de tabaco para a audiência com senadores dia 6 de dezembro




Dirigentes deram início às ações na semana passada

 

Mobilização para reunir em Santa Cruz do Sul mais de 10 mil fumicultores do Estado está sendo preparada para o dia 6 de dezembro. O objetivo é sensibilizar o presidente da Comissão das Relações Exteriores e Defesa Nacional, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), e o senador Fernando Bezerra (PTB-RN), relator do projeto do decreto de ratificação do Brasil à Convenção-Quadro para Controle do Tabaco. Na data, os parlamentares, que concedem audiência pública na Unisc, deverão conhecer propriedades rurais da região para conferir a realidade do pequeno produtor.

Os senadores precisam ver os agricultores e saber que eles estão preocupados, disse o vice-presidente da Fetag, Sérgio Miranda. Ele e dirigentes de Afubra, Famurs e Farsul reuniram-se para buscar estratégias para que o Brasil não assine o documento que pretende erradicar a produção de fumo em nível mundial. Por mais de quatro anos, foi discutido mundialmente, sem a participação do produtor, maneiras de se combater o fumo. Agora precisamos tratar de manter a atividade, fonte de sustento de milhares de famílias, afirmou o presidente da Câmara Setorial do Fumo e da Afubra, Hainsi Gralow. Na sua avaliação, diante do insucesso de erradicar o fumo imediatamente, se seguiu o empenho para conseguir a assinatura de pequenos países que subscrevessem a ratificação, disse, referindo-se aos 32 países que já avalizaram a Convenção-Quadro, apelando aos fumicultores para que compareçam em massa à mobilização.

Para o presidente da Famurs, Heitor Petry, milhares de produtores preocupados com o futuro demonstrarão que a sociedade busca decisão que não os prejudique. Pela Fetag de Santa Maria, Mário Grutzmacher, alerta: Se perder este espaço, o agricultor terá de migrar para outra cultura.

 

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2