Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Seminário Alianças Estratégicas para o Controle do Tabagismo (18/8/2008)
Jornal da Mídia

http://www.jornaldamidia.com.br/noticias/2008/08/18/Bahia/Seminario_Aliancas_Estrategicas_p.shtml

Salvador - Em todo o mundo todo já são mais de 20 países que aboliram o fumo de seus estabelecimentos fechados. Atitude assim, aprovada pela maior parte da população brasileira – segundo pesquisa Datafolha 88% dos brasileiros são contrários ao fumo em locais fechados – só reforça a luta pelo controle do tabagismo.

Para conquistar essa vitória aqui no país e ainda capacitar e formar multiplicadores para atuar na causa, a Aliança de Controle do Tabagismo - ACT promove o Seminário Alianças Estratégicas para o Controle do Tabagismo que será realizado entre os dias 20 e 22 de agosto (quarta a sexta), no Grand Hotel da Barra, em Salvador (BA).

O evento irá reunir representantes nacionais e internacionais de várias organizações não-governamentais, instituições, associações ligadas às áreas da juventude, gênero, saúde, direitos humanos e meio ambiente com o objetivo de trocar informações sobre os diversos fatores sócio-econômicos relacionados ao fumo.

Em três dias de encontro vão ser debatidos: o papel do governo, da mídia e da sociedade civil no controle do tabagismo; o panorama do programa nacional e mundial do tabagismo (com destaque para as ações da Bahia e Pernambuco); a relação dos trabalhadores e dos produtores com a fumicultura; a polêmica discussão dos preços e impostos do cigarro e ainda será apresentada uma análise geral de ações judiciais envolvendo a indústria tabagista.

"Com o propósito de solucionar os danos provocados pelo tabagismo e pensar em ações conjuntas eficazes em controle do tabagismo é necessário um envolvimento maior da sociedade civil", aponta a diretora executiva da ACT Paula Johns.

A questão não é apenas fumar ou deixar de fumar. A ACT alerta para necessidade de mobilização da sociedade para incentivar a criação e a implementação de políticas públicas que possam influenciar em ações educativas para a prevenção e tratamento do tabagismo.

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2