Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

PREFEITURA PROMOVE AÇÃO EDUCATIVA CONTRA O FUMO - RECIFE (1/4/2008)
Fabiana Fregona

Fonte: http://www.recife.pe.gov.br/2008/03/28/mat_161464.php

Munidos de cartilhas, adesivos e peças publicitárias, os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde visitaram, na tarde desta sexta-feira (28), restaurantes da zona Sul da cidade para verificar o cumprimento da Lei Federal N.º 9.294/96, que proíbe o fumo em ambientes coletivos. A ação também foi de orientar clientes e profissionais sobre a importância de manter os locais livres do cigarro. A fiscalização, que culminou na notificação de dois restaurantes, contou com a participação da coordenadora regional da ONG Aliança de Controle do Tabagismo (ACT), Daniela Guedes. A organização promove ações de controle da epidemia tabagística.

De acordo com a coordenadora de Controle do Tabagismo da Prefeitura do Recife, Maristela Menezes, a receptividade do público foi excelente. “Senti que eles já incorporaram a idéia da campanha e que estão preocupados agora com outros locais, como o fumo nas dependências de apartamentos”, disse. Os técnicos observaram questões como sinalização contra o fumo, existência e adequação do fumódromo.

A responsável técnica de uma dos estabelecimentos visitados, Magali Schilling, pôde tirar dúvidas sobre a localização de um fumódromo e da sinalização. “Já tínhamos sinalização, mas desconhecia que ela precisava ser maior. A ação foi boa para nos alertarmos”, contou. A funcionária pública e fumante Ana Lúcia Holles aprovou a campanha. “A abordagem é interessante e sinto-me envolvida com a campanha quando o poder público vai para as ruas dialogar com a população. Sou fumante, mas consciente de que existem pessoas que não gostam de cigarro”, analisou.

O empresário Cláudio Chaud, 44 anos, afirmou que a campanha é válida para motivar as pessoas a deixar de fumar. “Nunca fumei, mas deixei de ser fumante passivo desde a ação da prefeitura. Agora, posso voltar às casas noturnas, programa que não fazia mais por causa do cigarro”, explicou o empresário.

A fiscalização faz parte do Projeto Ambientes Livres do Fumo, implantado pela Secretaria de Saúde em shopping centers, unidades de saúde e repartições públicas. Mais de 700 empregados do setor de lazer, entretenimento e hospitalidade já foram capacitados sobre tabagismo, tabagismo passivo, dependência e abordagem ao fumante.

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2