Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

USP proíbe cigarro e cria "ambientes totalmente livres do tabaco" (28/8/2008)
O Globo

http://oglobo.globo.com/sp/mat/2008/08/26/usp_proibe_cigarro_cria_ambientes_totalmente_livres_do_tabaco_-547962471.asp


SÃO PAULO - A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) começa nesta sexta-feira, dia 29, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma política de prevenção e combate ao tabagismo, que envolverá o campus de Pinheiros, o Hospital das Clínicas (HC) e o Hospital Universitário (HU), na Cidade Universitária. O objetivo é implementar ações de prevenção, conscientização e de tratamento envolvendo pacientes, acompanhantes, funcionários, professores e alunos, e transformar seus "ambientes totalmente livres do tabaco", proibindo o uso do cigarro em todas as dependências internas, a exemplo do que já ocorre no Hospital Universitário e em alguns setores do HC, como o Instituto do Coração (InCor).


No começo da campanha haverá uma apresentação sobre a política anti-tabaco para os membros da Congregação da FMUSP, na manhã da sexta, em sessão fechada ao público. Depois, a partir das 14h, será realizado o Fórum FMUSP sobre Políticas Anti-Tabágicas, com a apresentação de dados epidemiológicos, políticas públicas para o controle do tabagismo e resultados preliminares do estudo sobre a prevalência do fumo entre funcionários e estudantes da FMUSP.


O consumo de tabaco é uma das principais causas de doença e morte prematuras no mundo. Desde maio, a legislação estadual proíbe o uso de cigarros e equivalentes em bancos, hospitais, escolas, faculdades e repartições públicas. Para se adequar à norma, o sistema FMUSP, HC e HU afixará avisos indicativos da proibição em pontos de ampla visibilidade e de fácil identificação para o público. A partir do dia 29 de agosto, não será mais permitido fumar nesses locais. A multa para o fumante infrator e para o responsável pelo estabelecimento está fixada em 37,59 UFESP (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo), o equivalente a R$ 559,34, valor que dobra em caso de reincidência. Os funcionários dos setores de vigilância e de limpeza estão sendo capacitados para abordar as pessoas que descumprirem a lei.


- Não vamos apenas proibir o fumo. Vamos oferecer tratamento para quem deseja parar de fumar - afirma o presidente do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (Grea) do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP, Arthur Guerra de Andrade.

 

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2