Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Mobilização conquista 65 pessoas para programa de combate ao tabagismo (12/6/2008)
Fabiana Fregona

Paraná on line, 6/6/08


Comunicação Social TB [05/06/2008]

Em apenas seis horas de mobilização a Secretaria Municipal de Saúde de Telêmaco Borba, por intermédio do Ambulatório Municipal de Combate ao Tabagismo, obteve nesta segunda-feira (2), 65 novos clientes para o programa antitabagismo.

Depoimentos marcantes como de Joaquim Batezatti, que por 30 anos fumou cigarro e que em igual período deixou o vício afirma estar com vida graças a sua decisão. "Se eu não tivesse deixado o cigarro não estaria aqui", orgulha-se. "Vocês estão de parabéns por esta iniciativa que seguramente salvará vidas", completou Joaquim.

José Antônio Porfírio, hoje com 50 anos de idade, fumava desde os 11 anos e há 25 largou o vício. "O cigarro só me destruía, não me alimentava, não dormia bem, e agora me sinto disposto, é importante que as pessoas larguem este vício terrível", alerta.

Decisão de parar de fumar

Jocemara Fátima Souza, 35 anos, moradora no Parque Limeira espera mudar de vida. "Tenho quatro filhos e se eu continuar vou prejudicar eles", conscientizou-se.

A servidora pública Maria Cristina Massoquetti está participando das reuniões desde o ano 2007 e está satisfeita com o trabalho. "Após 30 anos deixar o cigarro é um vitória, uma conquista em minha vida", comemora.

Participaram da ação a equipe interdisciplinar do Ambulatório de Combate ao Tabagismo composta pela Enfermeira Kátia Cristiane de Almeida Alves, a psicóloga Cacilda Maria Martins Aleixo, a assistente Social Flávia Regina Kotleski Rodrigues e a médica Circe Lourenço Nunes. Contaram com o apoio no período da tarde com o grupo de jovens do Projeto Pescar da Empresa Braslumber que foi de grande importância para o evento e com a colaboração da Escola Adventista. A Secretaria Municipal de Educação além da abordagem em sala de aula preparam alguns cartazes que foram distribuídos no comércio e nas Secretarias da Prefeitura Municipal. O Núcleo de Educação distribuiu para as escolas do município como também para os municípios vizinhos os spots da Rádio INCA (Instituto Nacional do Combate ao Câncer), onde são realizadas entrevistas com médicos sobre a questão do Tabagismo, para ser abordado o tema nas escolas.

A Assistente Social Flávia que coordena o Programa no Município, entregou cartazes nas lanchonetes e restaurantes e relata que "infelizmente a maioria dos comerciantes não está sensibilizado com a questão da Lei Federal 9294/96 que refere sobre fumar em lugares públicos, não anexando os cartazes que fazem mensão a exigência do cumprimento da Lei em lugares pouco visíveis."

Uma barraca foi montada em frente ao Banco do Brasil e a população, especialmente aqueles que passavam com cigarro na mão, foram abordados pela equipe.

Foi aplicado um teste sobre dependência da nicotina. Apresentado os malefícios do tabagismo e quais providências devem ser feitas para largar o vício.

O dia 31 de maio foi o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo. Nos cartazes e folders frases como: "Fumar não combina com qualidade de vida"; "Pode respirar a vontade", "Tabagismo uma visão geral", Lei sobre a proibição do fumo em recintos fechados.

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2