Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

ABRASEL SE OPÕE A PROIBIÇÕES DE FUMO E BEBIDAS (14/4/2008)
Fabiana Fregona

São Paulo, segunda-feira, 14 de abril de 2008

 


LOBBY:

A Abrasel é a principal opositora ao projeto de lei do Ministério da Saúde para banir o fumo em ambientes fechados -que aguarda assinatura de Lula. A entidade se opõe ainda à medida provisória que proibiu a venda de bebida alcoólica em estradas. No fim dos anos 90, a Abrasel foi usada pela indústria do cigarro para divulgar a idéia de que fumantes e não-fumantes podem conviver no mesmo espaço.

AMIGO COMUM CONVIDOU LULA, DIZ ENTIDADE

Segundo a Abrasel, Jorge Ferreira, Ricardo Berzoini e Walfrido ajudaram a levar presidente a congresso

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A página da Abrasel na internet diz que o presidente da associação de donos de bares e restaurantes, Paulo Solmucci Jr., conta com a simpatia do presidente Lula e o apoio do ministro Walfrido [dos Mares Guia, então ministro do Turismo] para fazer uma revolução no setor. Solmucci explicou à Folha que a participação do presidente em congresso da Abrasel financiado pelos cofres públicos resultou de uma espécie de soma de esforços.
O ministro Walfrido é importante em tudo o que tem acontecido com a Abrasel. Ele é muito pragmático e rapidamente percebeu a importância do setor. Mas fazer isso chegar ao presidente foi esforço de vários. Fomos ajudados pelo ministro [Ricardo] Berzoini, presidente do PT, pelo ministro Walfrido e por um grande amigo do presidente, que é o Jorge Ferreira. Foi um esforço enorme para levar o presidente lá.
Jorge Ferreira é amigo antigo de Lula e dono de restaurantes e bares, pontos de encontros de petistas em Brasília.
À Folha, Solmucci negou que a Abrasel recorra a políticos para obter a liberação de verbas: Não tenho amizade com políticos, a instituição mantém amizade com políticos no Brasil inteiro. Só de conhecimento, nenhum pragmático. Ele disse que conhece Berzoini, mas não é seu amigo.
Já Jorge Ferreira seria um amigo comum com o presidente Lula e responsável por convidar o presidente ao congresso da entidade. É meu amigo pessoal. Não ajuda de maneira específica, não. Ele ajudou a fazer o convite para o presidente para ir ao congresso.
Solmucci insistiu em que os convênios celebrados com o Ministério do Turismo estão absolutamente regulares. E negou que exista problema com a subcontratação de serviços, já que a Abrasel teria um papel de coordenadora.
Também negou o uso em proveito pessoal de verbas de convênios e o favorecimento de dirigentes em contratos.

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2