Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

João Pessoa - Evento Dia Nacional (29/8/2006)
Paula Johns

29.08.06 [07:55]

Dia Internacional de Combate ao Fumo será lembrado com evento nos Shoppings da Capital

web Cigarro: principal fator causador do câncer segundo OMS Cigarro: principal fator causador do câncer segundo OMS

A cidade de João Pessoa lembra nesta terça, 29, o Dia Internacional de Combate ao Fumo com diversas atividades nos Shoppings da Capital. A abertura do evento será no hall do Shopping Tambiá, às 11h, havendo, dentre outras atividades, distribuição de material informativo.

Além dos shoppings, a SMS, numa parceria com a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), estará instalando uma tenda no Parque Solon de Lucena (Lagoa), onde serão distribuídos material informativo sobre os males do fumo.

Jailma Porto recordou que a GVS vem colocando em prática a Lei Federal 9294/96 que proíbe o uso de derivados do fumo em ambientes fechados. A adesão por parte dos donos dos estabelecimentos e do próprio fumante vem sendo satisfatória. "Isso demonstra o grau de sensibilidade da sociedade. É uma questão de respeito aos não-fumantes", observou.

A chefe da seção de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis da SMS, Anne Jaquelyne, explicou que a ação é importante enquanto uma forma de alerta à população sobre os perigos do tabaco. Ela adiantou que o município de João Pessoa implantou dois serviços de referência, em maio deste ano, destinados ao tratamento do tabagismo.

Os serviços funcionam no Centro de Atendimento Integrado à Saúde (Cais) de Mangabeira e no Centro de Atendimento Médico Especializado (Came) Primavera, situado no Centro.

Anne Jaquelyne disse que os grupos são formados, em média, por 15 pessoas que recebem acompanhamento psicológico, médico, de assistência social e enfermagem. "Antes, não tínhamos o serviço. Hoje é uma realidade. Em média o tratamento dura de seis a um ano, dependendo do paciente. Em alguns casos se faz necessário o uso de medicamentos", esclareceu.

Jaquelyne lembrou que, para participar dos grupos, o usuário deve ser encaminhado por uma equipe do Saúde da Família, salientando que esse primeiro passo é importante pois o paciente chega ao serviço com informações vitais para a eficácia do tratamento.

Redação com Secom/JP
WSCOM Online
 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2