Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Medicina Unimar tem projeto inédito de combate ao tabaco (5/6/2006)
ACTBR

Fonte: http://www.diariodemarilia.com.br/ver_noticia.php?noticia=39738

04-06-2006
Estudantes do 2º ao 4º ano de medicina da Unimar desenvolvem um projeto inédito de iniciação científica em pesquisa experimental e extensão social sobre o tabaco. Em aplicação desde o ano passado, o programa promove experimentos biológicos sobre os malefícios do tabagismo e está iniciando ciclo de palestras educativas com os resultados obtidos.

Na última semana foram convidados pela Emef Castro Alves, de Vera Cruz, para ensinar e prevenir as crianças sobre o tabagismo. Começam também a abrir inscrição à comunidade interessada em palestras de conscientização sobre o tabagismo, tanto para crianças de escolas de ensino médio como para adultos em empresas e comunidades.

O projeto tem dupla finalidade. Contribuir para a formação do médico através de experiências práticas dos efeitos do tabaco no organismo de mamíferos. Possibilitar ao estudante o contato com a comunidade através de ações sociais de prevenção e cura do tabagismo.

“É um projeto ousado, permanente, que envolve alunos que estão do 2º ao 4º ano através do sistema de tutorias, em que o mais velho ensina o iniciante, desenvolvendo cada vez mais avanços na pesquisa laboratorial bem como cada vez mais aplicações didáticas para inserção de palestras na comunidade”, explicou a professora e coordenadora pelo projeto, Patrícia Bueno.

Atualmente há 42 estudantes de seis turmas diferentes matriculados no projeto. A atividade é extra-curricular e opcional ao aluno. “É um projeto que dá subsídios extras ao formando, tanto na iniciação científica, como na formação interdisciplinar”, declarou o diretor dos cursos de enfermagem e medicina da Unimar, Carlos Eduardo Bueno.

O projeto começou o ano passado com o desenvolvimento de experimentos científicos, verificando o impacto que o tabaco faz no organismo de comunidades de ratos. “É uma pesquisa extensa e complexa que analisa desde os órgãos internos até o comportamento das famílias.”

Neste ano o projeto iniciou a produção de palestras de conscientização de crianças de 12 a 16 anos. “Outras etapas do projeto ainda serão desenvolvidas”, disse a coordenadora do projeto. Palestras para adultos parar de fumar devem começar ainda este ano.

Uma etapa mais ousada será a criação de um centro de tratamento para quem quiser parar de fumar. “Será semelhante ao já existente na cidade, com orientação multidisciplinar, terapia de grupo, contribuindo com mais ofertas de vaga para tratamento na cidade.”

Informações sobre o projeto e inscrição para receber palestras dos estudantes no telefone da secretaria da faculdade de medicina 2105-4090.

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2