Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Tabagismo é combatido nas escolas (9/6/2006)
ACTBR

8 de junho de 2006

Fonte: Web Lages http://www.weblages.com/noticias/wmview.php?ArtID=11828

Um trabalho de educação está sendo feito nas escolas municipais contra o tabagismo entre os jovens

A Secretaria Municipal de Saúde desenvolve em Lages o Programa de Controle do Tabagismo que busca conscientizar a população sobre a erradicação do uso do tabaco e, por conseqüência, reduzir a mortalidade por ela provocada ou relacionada ao seu uso.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Heron Anderson de Souza, são desenvolvidos ações educativas em datas pontuais, palestras, distribuição de materiais educativos, implantação de ambientes livres de cigarro. “Estamos trabalhando para tentar reduzir o uso do tabaco na sociedade”, comenta Heron.

Outra ação desenvolvida pelo projeto é o Programa Saber Saúde, com capacitação para escolas, com abordagem multidisciplinar, buscando reduzir a prevalência de fumantes, consumidores de álcool, exposição inadequada às irradiações solares, consumo inadequado de alimentos, estimulando a alimentação saudável e a atividade física.

Já foram capacitadas seis escolas de Educação Básica da rede municipal de ensino: Dom Daniel (bairro Dom Daniel); Antônio Joaquim Henriques (Centenário), Profª Belizária Rodrigues (Maria Luiza/São Carlos), Mutirão (Habitação); Lupércio de Oliveira Koeche (Várzea) e CAIC Nossa Senhora dos Prazeres (Santa Catarina). Após a capacitação, as escolas são credenciadas no Instituto Nacional do Câncer para receber os materiais pedagógicos para que professores e alunos possam desenvolver as atividades do programa na escola.

O Programa Municipal de Controle do Tabagismo de Lages foi reativado em 2005. Conta com dois médicos, duas enfermeiras, uma psicóloga e um técnico em atividades suplementares.  

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2