Artigos
Dados
Fatos em Destaque
Pesquisas
Publicações
Notícias
Rede DCNT

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Calorias em excesso, sedentarismo e cigarro somam 70% das causas do câncer. Conheça outras (30/7/2014)
Bolsa de Mulher

http://www.bolsademulher.com/saude-mulher/calorias-em-excesso-sedentarismo-e-cigarro-somam-70-das-causas-cancer-conheca-outras/

Especialista lista os fatores de risco para a doença que podem ser controlados
por Marianna Feiteiro


Estima-se que até 90% de todos os cânceres nas populações ocidentais possam ser atribuídos a causas ambientais, que incluem hábitos culturais, sociais e alimentares. Destas, entre 60% e 70% podem ser atribuídas unicamente aos seguintes fatores: tabagismo, consumo excessivo de calorias, sedentarismo e obesidade.

Ainda que não tenham sido identificadas todas as causas ambientais da doença, estudos e evidências históricas provam que o estilo de vida exerce grande influencia no risco do câncer. “A população japonesa que migrou para os Estados Unidos deixou para trás os altos níveis de câncer de estômago de seu país de origem e passou a desenvolver câncer de cólon e de mama, cuja incidência era alta entre os americanos. Isso não quer dizer que o câncer seja contagioso; o que está por trás desta mudança é somente o estilo de vida”, exemplifica o radioterapeuta e professor Dr. Luis Pinillos Ashton, ex-ministro da Saúde do Peru e fundador do Instituto Internacional de Investigação para a Prevenção (IPRI, na sigla em inglês).

Para ele, medidas de prevenção são fundamentais para reduzir a mortalidade pela doença e garantir maior qualidade de vida aos pacientes.

O que causa câncer

 

Segundo conta o Dr. Pinillos, até pouco tempo atrás, acreditava-se que a dieta era responsável por cerca 30% dos casos de câncer, dado que foi desbancado recentemente. “Hoje, sabemos que o alimento por si só interfere em apenas 3% dos casos. O que mais influi são as coisas em volta disso. A combinação entre aquilo que se come, quantidade de calorias, falta de exercícios físicos e sobrepeso ou obesidade é o que nos leva à soma de 30% das causas do câncer”, esclarece o especialista.

O álcool e o tabaco são outros fatores que estão diretamente ligados à incidência da doença. Segundo o especialista, o consumo de bebida alcoólica em excesso causa câncer de mama, da cavidade bucal, do fígado, colorretal e outros, sendo que a associação ao tabaco piora o quadro. Já o cigarro sozinho é responsável por até 40% de todos os cânceres em seres humanos, incluindo de pulmão, faringe, laringe, estômago, ovário, colo uterino e outros, e contribui para 25% de todas as mortes por câncer. “O cigarro é o maior e mais importante risco para o câncer”, defende o professor.

Causas ambientais do câncer

Com exceção da pré-disposição genética, quase todos os outros fatores de risco para o câncer podem ser evitados ou minimizados. Confira a lista dos elementos ambientais que têm influência comprovada no aumento no risco de câncer e saiba como se prevenir:

 

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2