Artigos
Dados
Fatos em Destaque
Pesquisas
Publicações
Notícias
Rede DCNT

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Obesidade 'saudável' é um estado passageiro, diz estudo (6/1/2015)
Veja online

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/obesidade-saudavel-e-um-estado-passageiro-diz-estudo

Segundo pesquisa inglesa, obesos que são considerados saudáveis tendem a desenvolver doenças com o passar dos anos


É considerado obeso saudável aquele que não apresenta fatores metabólicos de risco para doenças crônicas, como pressão e colesterol altos.

A obesidade "saudável” é uma condição passageira. De acordo com um estudo publicado nesta segunda-feira no periódico Journal of the American College of Cardiology, a maior parte dos obesos se torna cada vez menos saudável ao longo do tempo.

Participaram da pesquisa 181 homens e mulheres obesos de 39 a 62 anos. Os pesquisadores mediram fatores metabólicos de risco de cada indivíduo: índice de massa corpórea (IMC), colesterol, pressão sanguínea, resistência à insulina e glicose. Para 66 voluntários, os índices avaliados deram resultados normais, e por isso eles foram considerados saudáveis pelos pesquisadores.

Estudo — Ao longo de vinte anos, mais de 51% dos obesos saudáveis tornaram-se obesos doentes. Apenas 11% conseguiram perder peso e apresentar índices metabólicos normais.

“A principal premissa da obesidade saudável tem sido a de que ela é estável ao longo do tempo. Agora podemos ver que os adultos obesos saudáveis tendem a se tornar doentes com o passar dos anos. A obesidade saudável é também um fator que aumenta o risco de desenvolvimento de doenças”, diz Joshua Bell, coautor do estudo e pesquisador da Universidade College London, na Inglaterra.

De acordo com os autores, esse é o primeiro estudo a analisar se os adultos obesos saudáveis mantêm um bom perfil metabólico a longo prazo ou se eles se tornam obesos não saudáveis.

(Da redação de VEJA.com)

 

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2