Artigos
Dados
Fatos em Destaque
Pesquisas
Publicações
Notícias
Rede DCNT

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

DIA MUNDIAL DA DIABETES 2015 (16/11/2015)
Centro de Apoio ao Tabagista

https://www.youtube.com/watch?v=7psxJyaFAOY

O Centro de Apoio ao Tabagista (CAT), do Rio de Janeiro, participou da ação comunitária da Associação Carioca de Diabéticos (ACD), quando da celebração do Dia Mundial da Diabetes (14 de novembro de 2015).


O CAT está empenhado em alertar para a associação Diabetes + Tabagismo + Tuberculose, uma vez que há uma clara sinergia entre estes 3 agravos e, paradoxalmente, uma evidente não integração entre os gestores, profissionais de saúde e organizações da sociedade civil que atuam nestes setores.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a diabetes e o tabagismo aumentem, cada um separadamente, em 3 x vezes o risco de adoecer por TB, se comparado à população não fumante e não diabética. Por outro lado, dada a elevadíssima presença de diabéticos (12 milhões) e de tabagistas (25 milhões) no país, o adoecer de TB é um risco real.


A mesma OMS estima que o tabagismo associado à tuberculose produzem uma mortalidade anual próximo de 15% do total de mortes no planeta.
As consequências nefastas da diabetes mal tratada se avolumam quando incidem sobre a população fumante, quase duplicando as chances de amputações de membros, desenvolvimento de cegueira, insuficiência renal crônica, infarto do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais.
Numa cultura em que o apoio às iniciativas da sociedade civil são raras e burocráticas ao extremo, quando existem, o esforço da Associação Carioca de Diabéticos é exemplar e merece a divulgação de suas ações. Numa manhã/tarde ensolarada de sábado, dezenas de ativistas e voluntários dispuseram-se a alertar pessoas, orientar eventuais diabéticos e hipertensos descobertos na ação, fornecer à imprensa informação de qualidade e, sobretudo, sensibilizar os gestores de todos os níveis de governos para uma abertura maior para as vozes que vêm das ruas e que se dispõem a ajudar.
O Fórum de ONGs Tuberculose do Estado do Rio de Janeiro também se fez representar, com o ativista Roberto Pereira.
 

https://www.youtube.com/watch?v=7psxJyaFAOY
 

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2