Artigos
Dados
Fatos em Destaque
Pesquisas
Publicações
Notícias
Rede DCNT

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

ACT+ MEMBRO DA DIREÇÃO DA NCD ALLIANCE (26/2/2016)
NCD Alliance (tradução ACT+)

Prezados membros das Redes ACT+ e DCNT:

É com imensa satisfação que comunicamos que a Aliança de Controle do Tabagismo passa a fazer parte da direção da NCD Alliance, da qual somos representantes desde 2014.

Abaixo, reproduzimos, em tradução livre, um comunicado da NCD Alliance sobre as mudanças em seu corpo diretivo e o novo Plano Estratégico para DCNTs para o período de 2016-2020.

**
 

Caros colegas,

 

Seguindo uma revisão independente e uma consulta extensa a muitos parceiros no ultimo ano, tenho o prazer de dividir com vocês nosso Plano Estratégico para 2016-2020 (Strategic Plan for 2016-2020), assim como novidades em importantes mudanças de governança.

 

O novo plano estratégico da NCD Alliance vem num momento crítico da história e do futuro da resposta às Doenças Crônicas Não Transmissíveis, quando o imperativo para as ações nunca foi tão forte. A onda de compromissos e advocacy tem ajudado a avançar a agenda das DCNTs nos últimos cinco anos. Com a adoção do Plano de Ação NCD Global da Organização Mundial da Saúde de 2013-2020 e o primeiro conjunto de alvos globais de DCNTs, e com o acordo dos Estados Membros das Nações Unidas sobre a ambiciosa Agenda para Desenvolvimento Sustentável 2030, que inclui as DCNTs, a hora de construir o momento e os fundamentos técnicos.

 

Apesar de marcos importantes terem sido atingidos nos últimos anos, não há espaço para complacência. As evidências mostram que a abordagem  de “o mesmo negócio de sempre” será insuficiente para atingir as metas do Plano Global da OMS para DCNTs 25 x. 25.  O monitoramento do progresso das DCNTs em níveis nacional e regional é desigual e muitas vezes não acontece nos países de  baixa e média rendas.

 

Os próximos cinco anos dão uma oportunidade para ações de prevenção e controle em DCNTs. Se aproveitarmos o momentos, poderemos salvar vidas, dar poder às populações para viver uma vida saudável e digna, e ao mesmo tempo reduzir a pobreza e estimular o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental. Nesta próxima fase, nosso sucesso irá depender do entendimento e respostas às complexidades de uma ampla mudança de contexto: a mudança da geografia da pobreza, o crescimento da inequidade, as mudanças da dinâmica política, a escalada das emergências humanitárias, a mudança climática e o desenvolvimento econômico.

A NCD Alliance, uma rede única da sociedade civil, continua a se dedicar a melhorar a prevenção e o controle das DCNTs em todo o mundo. Nosso plano estratégico tem uma visão e metas ambiciosas que estão de acordo com a Agenda 2030. Nesta próxima fase, continuaremos focando naquilo que a aliança da sociedade civil faz de melhor em termos de advocacy, accountability, desenvolvimento de capacidades e troca de experiências. Estes quatro pilares estratégicos de ações irá guiar nosso trabalho e assegurar que terá impacto para as pessoas que vivem sob o risco de DCNTs em todo o mundo.

Mudanças de governança

A fim de assegurar o impacto desta próxima fase, a estrutura e governança da NCD Alliance está sendo reconfigurada. Para uma governança mais ampla e fortalecida, estaremos expandido o Steering Group, responsável pelas decisões, e farão parte do grupo os atuais membros: International Diabetes Federation, World Heart Federation, Union for International Cancer Control, The International Union Against TB and Lung Disease, Framework Convention Alliance, Management Sciences for Health and Alzheimer’s Disease International, além de quatro membros não executivos.

Os quatro membros não-executivos são provenientes de alianças nacionais/regionais de países de baixa e média rendas, e representantes de organizações não governamentais, entre os quais a ACT+, representada pela diretora-executiva Paula Johns.

Além da ACT, os demais membros são:

   Gerald Yonga, África do Leste, NCD Alliance Initiative (aliança representante regional);

   Neal Kovach, American College of Cardiology (representante conselheiro);

   Sir George Alleyne, Diretor emérito, OPAS (Conselheiro)

 

O desafio à frente continua imenso. Mas com este novo Plano Estratégico, inspirado em liderança, e reunindo 2 mil organizações em 170 países, acreditamos que conseguiremos espalhar nossa visão por um mundo onde cada um tenha oportunidade de uma vida saudável, livre de sofrimentos evitáveis, estigmas, incapacidade e mortes causadas por DCNTs.

Cordialmente 

José Luis Castro

Diretor, NCD Alliance

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2