Artigos
Dados
Fatos em Destaque
Pesquisas
Publicações
Notícias
Rede DCNT

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Evento sobre nutrição é oportunidade única para o Brasil (1/8/2016)
Heloisa Oliveira e João Helder Diniz/ Folha de S. Paulo

http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2016/08/1797824-evento-sobre-nutricao-e-oportunidade-unica-para-o-brasil.shtml

Na próxima quinta, 4 de agosto, o Brasil terá uma oportunidade única para fortalecer a sua liderança internacional.

Será realizada pelo governo brasileiro a terceira edição do Nutrition for Growth (nutrição para o crescimento), evento político internacional cujo compromisso faz parte do Pacto Global Nutrição para o Crescimento, assinado em 2013 pelo Brasil e mais 25 países, 27 empresas e organizações da sociedade civil.

Este acordo começou a ser desenhado por iniciativa do governo britânico que, mobilizado por organizações da sociedade civil, realizou a primeira edição do evento em 2012, em paralelo à Olimpíada de Londres.

Anunciou a realização de uma cúpula de chefes de Estado em 2013, para a assinatura de um acordo internacional, no qual o Brasil foi representado pelo então vice-presidente Michel Temer. Entre os compromissos assumidos por seus signatários estão:

- Investimentos de US$ 24 bilhões na agenda da nutrição, a partir de ajuda financeira internacional;
- Ampliação dos investimentos internos e metas nacionais de redução da desnutrição e da baixa estatura;
- Pelo menos 500 milhões de mulheres grávidas e crianças menores de dois anos beneficiados por ações e políticas eficazes de nutrição
- Salvar 1,7 milhão de vidas a partir da redução do nanismo, aumento da amamentação e tratamento de casos de desnutrição aguda grave

O compromisso assumido pelo Brasil foi a realização da cúpula de chefes de Estado do "Nutrition for Growth" em 2016, em paralelo aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Signatários do Pacto Global se comprometeram, sob a liderança do Brasil, a assegurar que seja realizado o monitoramento do cumprimento das metas, avaliando os progressos realizados nos primeiros mil dias de prazo, e proporcionar um fórum de negociações para que compromissos adicionais sejam assumidos.

Essa é uma oportunidade para o Brasil liderar essa agenda global de combate à desnutrição. Mas a reunião programada não terá como foco a negociação de novos compromissos políticos e a ampliação do financiamento para a nutrição.

Por isso, a comunidade internacional parceira dessa iniciativa está discutindo com o governo brasileiro uma saída alternativa: que uma cúpula de chefes de Estado seja organizada em 2017 pelo governo brasileiro ou em parceria com outros atores internacionais.

É fundamental, contudo, que a sua realização seja anunciada no evento olímpico do próximo dia 04 de agosto. A comunidade internacional e o movimento da infância brasileiro estão atentas e aguardando ansiosamente esse anúncio.

Esse será um grande momento para o país: a partir do bem-sucedido modelo brasileiro, liderar o fortalecimento de um pacto global para acabar com a desnutrição no mundo.

Não podemos deixar essa oportunidade única passar e abrir mão de influenciar a vida de milhões de crianças, adolescentes e mães dos países e de populações ainda afetadas pela desnutrição e insegurança alimentar no Brasil e no mundo.

HELOÍSA OLIVEIRA é administradora executiva da Fundação Abrinq, organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes

JOÃO HELDER DINIZ é diretor-executivo da organização Visão Mundial

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2