Artigos
Dados
Fatos em Destaque
Pesquisas
Publicações
Notícias
Rede DCNT

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Coca-Cola, Nestlé e mais empresas unificam regras para publicidade infantil (13/12/2016)
UOL

Coca-Cola, Nestlé e mais empresas unificam regras para publicidade infantil... - Veja mais em https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2016/12/13/coca-cola-nestle-e-mais-empresas-unificam-regras-para-publicidade-infantil.htm?cmpid=copiaecola

Onze empresas multinacionais do setor de alimentos e bebidas firmaram um compromisso para seguirem regras comuns na publicidade voltada para crianças.

A iniciativa, anunciada na última segunda-feira (12), determina que as empresas participantes somente poderão anunciar produtos para crianças menores de 12 anos de idade se estes atenderem aos critérios nutricionais unificados para para todo o grupo e definidos de acordo com orientações internacionais. Antes, os critérios seguidos eram estabelecidos por cada empresa.

Participam do acordo Coca-Cola Brasil, Ferrero (dona do Ferrero Rocher, Kinder Ovo, Nutella e Tic Tac), General Mills (Häagen-Dazs e Nature Valley), Grupo Bimbo (Pulmann), Kelloggs, Mars (M&Ms, Twix, Snickers), McDonalds,  Mondelez (Lacta, Toblerone, Oreo, Tang, Bubbaloo), Nestlé, PepsiCo e Unilever. 

As novas regras fazem referência à Política Global de Comunicação de Marketing para Crianças da International Food & Beverage Alliance (IFBA), mas com adaptações para o mercado brasileiro. 

A padronização dos critérios nutricionais passará a ser seguida a partir de 1º de janeiro de 2017, considerando um período de adaptação até 31 de dezembro do ano que vem. Outra mudança será em relação ao aumento da restrição de  audiência de público infantil. A nova diretriz que será seguida por essas empresas estabelece que audiências infantis são aquelas cujo público é composto por 35% ou mais de crianças abaixo de 12 anos. O critério anterior era de 50 ou mais.

Monitoramento O monitoramento das novas regras será feito pela empresa KPMG, que verificará se as campanhas e anúncios feitos ao longo do ano estão de acordo com os critérios acordados. Segundo a assessoria que representa as marcas participantes, além dessas medidas, cada empresa "pode manter e/ou adotar critérios de publicidade infantil que vão além destes estabelecidos neste compromisso".

As empresas prometem também não realizar comunicações de marketing de produto em escolas em que prevaleçam crianças abaixo de 12 anos, "exceto se solicitado ou acordado com a administração da escola exclusivamente para fins educacacionais específicos".

Segundo o compromisso firmado pelas empresas, as categorias de produtos anunciados para crianças menores de 12 anos com necessidade de adequação ao critério nutricional são:

Óleos e gorduras com base vegetal e animal, e produtos à base de gordura e molhos emulsionados

Frutas, vegetais e sementes e seus produtos, exceto óleo

Leites, produto lácteos e substitutos do leite

Produtos à base de cereal

Sopas, pratos compostos, pratos principais e sanduíches

Refeições para crianças

Sorvetes

As categorias que podem ser comunicadas sem necessidade de adequação a critérios nutricionais devido às suas características, segundo as empresas, são: 

água engarrafada

Suco 100% fruta

Produtos 100% à base de fruta ou vegetal, sem adição de sal, gordura ou açúcar

Produtos 100% à base de sementes e castanhas, sem adição de sal, gordura ou açúcar

Carne crua

Gomas e balas "sugar free (sem açúcar)

Nenhum critério nutricional foi desenvolvido para determinadas categorias, que incluem chocolates, doces e refrigerantes, produtos que as empresas já se comprometem a não anunciar para crianças menores de 12 anos.

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2