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A publicidades para crianças em escolas e o direito à educação (1/4/2017)
Instituto Alana

http://bit.ly/PubliEscola

 A publicidades para crianças em escolas e o direito à educação

O projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, lançou no dia 28 de março a tradução ao português do relatório da ONU sobre o impacto do marketing na fruição dos direitos culturais, elaborado pela relatora especial Farida Shaheed e aprovado na 69ª Sessão da Assembleia Geral, em 2014. De leitura essencial para a reflexão sobre a sociedade de consumo e o consumismo no contexto global, o documento teve contribuições de Estados, especialistas e instituições de direitos humanos.

O relatório analisa a influência da publicidade em quatro aspectos dos direitos culturais: 1) formas de vida e diversidade cultural: relação entre mensagens comerciais e as mudanças nas crenças e valores de diferentes culturas, uso de expressões culturais para fins publicitários; 2) crianças e educação: marketing em escolas e universidades; 3) espaços públicos: publicidade em mobiliário urbano, outdoors e relação com criações artísticas, como os grafites; 4) programação cultural e artística, expressão artística e criatividade: publicidade na televisão, patrocínio cultural de arte e patrimônio cultural. Ao final, apresenta recomendações a Estados, autoridades públicas, empresas e entidades de autorregulamentação.


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