A ACT
  Plataforma
  Visão, Missão e Valores
  Equipe
Blog
Colabore
Doação
Identidade Visual
Parceiros
Parecer Fiscal
Prêmios
Projeto Cultural
ACT Treinamento
Rede ACT
   

 

 
 

 
Principal > Institucional > A ACT

A ALIANÇA DE CONTROLE DO TABAGISMO

A Aliança de Controle do Tabagismo é uma organização não-governamental voltada à promoção de ações para a diminuição do impacto sanitário, social, ambiental e econômico gerado pela produção, consumo e exposição à fumaça do tabaco.

É composta por organizações da sociedade civil, associações médicas, comunidades científicas, ativistas e pessoas comprometidas com a redução da epidemia tabagista.

Em sua fase de desenvolvimento, foi realizada em São Paulo, em dezembro de 2003, uma primeira reunião onde estiveram presentes representantes de organizações não governamentais e governamentais do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Distrito Federal. A reunião foi uma iniciativa da REDEH (Rede de Desenvolvimento Humano) em parceria com a Health Bridge, e recebeu o apoio da Agência de Cooperação Internacional do Canadá (CIDA). Foi criada, então, a Rede Tabaco Zero (RTZ), tendo como secretaria executiva a REDEH. Esta estrutura funcionou até dezembro de 2006, quando a RTZ passou a se chamar Aliança de Controle do Tabagismo. A partir de fevereiro de 2007, a ACT foi formalizada como associação e passou a contar com uma Diretoria, Conselho Fiscal, Membros Fundadores, Conselho Consultivo e Conselho Honorário.

A ACT possui uma equipe multidisciplinar formada por profissionais da área de medicina, sociologia, psicologia, direito, engenharia, comunicação e marketing. Possui sede em São Paulo, escritório no Rio de Janeiro e representantes em Brasília.

A ACT acredita que a ação conjunta e transversal é a única solução viável para lidar com a epidemia do tabagismo, um grave problema de saúde pública resultante de interesses comerciais.

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2