A ACT
  Plataforma
  Visão, Missão e Valores
  Equipe
Blog
Colabore
Doação
Identidade Visual
Parceiros
Parecer Fiscal
Prêmios
Projeto Cultural
ACT Treinamento
Rede ACT
   

 

 
 

 
Principal > Institucional > Projeto Cultural

projeto cultural

A ACT promove e apoia projetos culturais, com o objetivo de disseminar o tema tabagismo, conscientizar a população sobre seus males à saúde e as diversas interfaces envolvidas, como economia, política, meio ambiente, relações internacionais, etc.

Projeto Fala Sério!
Um dos projetos da ACT é o projeto "Fala Sério!", em parceria com o Instituto Nacional do Câncer e com a Inffinito Produções, feito entre 2009 e 2010.

A ideia central era exibir o documentário de Adriana Dutra, Fumando Espero, em algumas universidades públicas e privadas do país. O filme apresenta diversos aspectos ligados ao tabagismo, e aborda desde o cultivo do tabaco até o consumo do cigarro. Um debate se seguia à exibição do filme, com a presença de representantes da ACT, do Inca e/ou da Inffinito.

O objetivo desse projeto era criar um contraponto para o Diálogos Universitários, desenvolvido pela Souza Cruz como sendo uma ação de Responsabilidade Social, e que leva às universidades celebridades das mais diversas áreas.

Concurso Vital Air

SÉTIMO CONCURSO DE JORNALISMO “VITAL AIRE VITAL”
Edital de Convocação 2012

INSCREVA-SE NO CONCURSO INTERAMERICANO DE JORNALISMO SOBRE A INTERFERÊNCIA DA INDÚSTRIA DO TABACO NA IMPLEMENTAÇÃO DA CONVENÇÃO QUADRO PARA O CONTROLE DO TABACO

Em 2008 e 2009, a ACT participou da organização desse concurso direcionado a jornalistas, em parceria com a Fundação Interamericana do Coração e a Organização Pan Americana de Saúde.

O objetivo era premiar e reconhecer os melhores trabalhos de jornalismo desenvolvidos sobre a Convenção Quadro para o Controle do Tabaco, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e temas relacionados, como a proibição da publicidade do tabaco, medidas de proteção para evitar a exposição ao fumo, controle do contrabando e comércio ilegal de produtos, repercussões sanitárias e econômicas do consumo do tabaco, etc.

Nos dois anos de realização do concurso, jornalistas brasileiros ganharam bolsa para participar de congressos internacionais sobre tabagismo e acompanhar as últimas novidades da área.

CONCURSO CULTURAL VÍDEOS AMADORES PARA O CONTROLE DO TABAGISMO

A ACT promoveu, de setembro a dezembro de 2007, o 1º Concurso Cultural Vídeos Amadores para o Controle do Tabagismo com o tema Tabagismo Passivo. Os três primeiros colocados receberam como premiação iPods.

Os vencedores foram:

  • 1º lugar - "Fumaça em Família", de Marcos Antonio da Cruz
  • 2º lugar - "Tu Fumas, Eu Morro", de Maurício Lídio Bezerra
  • 3º lugar - "Vícios", de Marco Antonio Nascimento Pereira Junior

Veja os vídeos vencedores: http://www.youtube.com/user/ambientesemtabaco

 

 

A ACT promove e apóia projetos culturais com o intuito de disseminar o tema controle do tabagismo e formar novos multiplicadores. Com o mesmo objetivo, também promovemos oficinas educativas, levando novas informações e pesquisas da área para os participantes.

 

V CONCURSO INTERAMERICANO DE JORNALISMO “VITAL AIR” SOBRE O PROBLEMA DO TABACO

Quinta convocação para prêmios aos melhores trabalhos jornalísticos sobre o controle do tabaco, seus efeitos à saúde, ao meio ambiente e à sociedade e as respostas locais e global a este desafio da saúde pública.

Descrição

A Fundação InterAmericana do Coração, a Organização Panamericana da Saúde, a Aliança para a Convenção Quadro e a Aliança de Controle do Tabagismo têm a honra de convidá-los para participar de um concurso de jornalismo regional, que também conta com o apoio da Sociedade Americana de Câncer, Associação Americana do Coração, Heart and Stroke Foundation, do Canadá, e da Associação Canadense de Saúde Pública.

O objetivo é premiar e reconhecer os melhores trabalhos de jornalismo que foram desenvolvidos sobre a Convenção Quadro para o Controle do Tabaco, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e temas relacionados, como a proibição da publicidade do tabaco, medidas de proteção para evitar a exposição ao fumo, controle do contrabando e comércio ilegal de produtos, repercussões sanitárias e econômicas do consumo do tabaco, etc. Serão levados especialmente em conta trabalhos jornalísticos com foco em ambientes livres de fumo e controle do contrabando. Mais informações sobre a Convenção Quadro em www.actbr.org.br; www.fctc.org; www.ficnet.org; ou www.who.int/tobacco/framework/en.

A cada ano, a Fundação InterAmericana do Coração organiza este concurso para premiar os melhor trabalhos jornalísticos publicados no ano anterior. Desta forma, também aproveitamos para convidá-lo a preparar suas melhores matérias este ano, para participar do concurso em 2009. Esta é a segunda vez que o concurso também acontece no Brasil, onde tem o apoio da Aliança de Controle do Tabagismo.

Quem poderá participar

Poderão participar todos os jornalistas ou profissionais ligados aos meios de comunicação da América Latina e do Caribe, nas categorias imprensa escrita, rádio, televisão e Internet. Estudantes de jornalismo do último ano também podem participar. Terceiros também podem indicar jornalistas. Neste caso, o trabalho indicado deverá estar acompanha de um documento de concordância do autor e o prêmio será do jornalista, não de quem o indicou.

Condições de Participação

As matérias deverão ter sido publicadas ou transmitidas, obrigatoriamente, em um país latino-americano ou caribenho, no período entre 1º de janeiro de 2007 e 30 de junho de 2008.

Categorias

Serão aceitos trabalhos de 4 categorias:

a. Imprensa escrita (jornais, revistas e suplementos)
b. Rádio
c. Televisão
d. Internet (Neste caso, a matéria deverá ser original, publicada em um site jornalístico e que não represente a duplicação da notícia de um jornal)

Apresentação dos Trabalhos

Deverá ser feita uma cópia do trabalho original, em formato eletrônico EXCLUSIVAMENTE. Para o caso de material escrito, publicado em jornais, revistas ou Internet, deverá ser enviado em formato PDF. No caso de programas de rádio ou televisão, ou Internet que apresente imagem e/ou áudio, o envio deve ser feito em formato eletrônico.

Inscrição e envio de trabalho

Para inscrever-se e enviar seu trabalho, por favor preencha o formulário que está disponível na home page da Fundação InterAmericana do Coração: http://www.interamericanheart.org/?lang=por

Prêmios

Os prêmios aos trabalhos vencedores serão entregues aos autores ou organizações, conforme a ficha de inscrição. A premiação será por categorias:

Categoria 1. IMPRENSA ESCRITA
1o Prêmio: US $1.000 e distinção honrosa
2º Prêmio: Distinção honrosa

Categoria 2. RÁDIO
1o Prêmio: US $1.000 e distinção honrosa
2º Prêmio: Distinção honrosa

Categoria 3. TELEVISÃO
1º Prêmio: US $1.000 e distinção honrosa
2º Prêmio: Distinção honrosa

Categoria 4. INTERNET
1º Prêmio: US $1.000 e distinção honrosa
2º Prêmio: Distinção honrosa

PRÊMIO AO MELHOR TRABALHO: Entre os trabalhos que conquistarem o primeiro lugar da categoria, será eleito o “Melhor Trabalho Jornalístico Latino-americano e Caribenho sobre a Convenção Quadro para o Controle do Tabaco”, correspondendo a um Prêmio adicional de US $1.000
E
Uma bolsa para participar do Primeiro Congresso de Doenças Crônicas, em Barbados, Caribe, de 16 a 19 de outubro, ocasião em que haverá a premiação.

Menções especiais: Será dada uma menção especial ao melhor trabalho de cada país, com exceção daqueles para os quais tenha sido designado algum dos prêmios especiais.

Os vencedores terão a divulgação de seus nomes nos principais meios de comunicação da América Latina e do Caribe.

Júri Internacional

O júri será integrado por jornalistas destacados, que têm uma ampla trajetória no tratamento de doenças da saúde, especialistas na área de tabagismo e representantes das entidades patrocinadoras do prêmio. Os organizadores destacam alguns pontos:

  • O veredicto do júri será inapelável
  • O júri assinará todos os papéis de votação e a ata final das obras ganhadoras, que ficarão à disposição das entidades organizadoras até 10 dias depois da votação
  • A votação será secreta. Em caso de empate, o voto do presidente do júri decidirá o ganhador.
  • Se algum membro do júri tiver relacionamento direto com alguma matéria apresentada, deverá comunicar ao presidente do júri, antes de proceder ao exame da mesma, fazer este fato constar de seu documento de votação e se abster de votá-la, pois caso contrário sua votação será inválida.

Aceitação das bases

A participação nesta convocatória pressupõe o total cumprimento das bases do concurso.
As organizações que estão apoiando este concurso se reservam o direito de divulgar os trabalhos premiados, e os ganhadores se comprometem a ceder seus direitos para a divulgação de seus trabalhos.

Data limite para o envio de trabalhos: 15 de julho de 2008.

Equipe Organizadora do Concurso: Verónica Schoj (Argentina), Selva Andreoli (Uruguay), Víctor Hugo Durán (Chile), Anna Monteiro (Brasil), Judith Ortiz (México), Sonia Perilla (Colombia), Javier Valenzuela (Estados Unidos), Beatriz Champagne (Argentina)

Para mais informações ou qualquer dificuldade, por favor contatar-se com Javier Valenzuela

concurso@interamericanheart.org

 

1º CONCURSO CULTURAL VÍDEOS AMADORES PARA O CONTROLE DO TABAGISMO

A ACT promoveu de setembro a dezembro de 2007 o 1º Concurso Cultural Vídeos Amadores para o Controle do Tabagismo com o tema Tabagismo Passivo. Os três primeiros colocados receberam como premiação iPods.

Os vencedores foram:

1º lugar - "Fumaça em Família", de Marcos Antonio da Cruz
2º lugar - "Tu Fumas, Eu Morro", de Maurício Lídio Bezerra
3º lugar - "Vícios", de Marco Antonio Nascimento Pereira Junior

Veja os vídeos vencedores: http://www.youtube.com/user/ambientesemtabaco

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2