Ação na Paulista mobiliza população no Dia Mundial do Câncer

04.02.20


Folha de São Paulo

SÃO PAULO

Nesta terça-feira (4), Dia Mundial do Câncer, a Abrale (Associação Brasileira de Leucemia e Linfoma), a ACT Promoção da Saúde e o Hospital 9 de Julho se unem na campanha Vá de Lenço.

As entidades farão uma ação interativa de conscientização na cidade de São Paulo. Uma grande cabine estará em frente ao shopping Top Center, na avenida Paulista, das 9h às 19h.

As pessoas que passarem pelo local serão convidadas a responder um quiz, com seis perguntas de múltipla escolha, sobre os fatores de risco para o câncer. Poderão entrar seis pessoas de cada vez.

O número 6 é uma alusão ao dado de mortes pela doença: se não forem tomadas medidas para a conscientização sobre a doença e desenvolver estratégias para lidar com o câncer, a previsão para 2025 é de 6 milhões de mortes prematuras por ano.

1 6

Abrale e Abrasta

 

  1. Merula Steagall, mentora da Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), que produz e dissemina conhecimento, oferece suporte e mobiliza parceiros para alcançar a excelência e a humanização no cuidado integral de pacientes, e presidente da Abrasta (Associação Brasileira de Talassemia), focada em pessoas com talassemia, uma anemia crônica de origem genética
  2.  
  3. Paciente de câncer no Hospital Infantil Darcy Vargas, em São Paulo, que conta com o projeto Dodói, da Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia)
  4.  
  5. Hospital Infantil Darcy Vargas, em São Paulo, conta com o projeto Dodói, da Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia)
  6.  
  7. A bióloga Mariana Rocha brinca com seus filhos Guilherme (esq.) e Gustavo, em Curitiba, em tratamento no Hemocentro da capital paranaense pela Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia)
  8.  
  9. Menina com brinca com boneca do projeto Dodói, realizado pela Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) em Curitiba
  10.  
  11. A estudante de psicologia Alessandra Sivek Perez, passa por tratamento no Hemocentro de Curitiba e recebeu ajuda da Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia)
  12.  

 

Merula Steagall, mentora da Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), que produz e dissemina conhecimento, oferece suporte e mobiliza parceiros para alcançar a excelência e a humanização no cuidado integral de pacientes, e presidente da Abrasta (Associação Brasileira de Talassemia), focada em pessoas com talassemia, uma anemia crônica de origem genética 12.ago.2013/Na Lata

 

Leia Mais

 

 

 

 VOLTAR

  • Facebook
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Messenger
  • Linkedin
  • E-mail
  • Copiar link

Loading

Quem responder às perguntas ganhará um lenço. Também serão distribuídos copinhos que mostram a quantidade de açúcar equivalente a um copo de refrigerante.

A ação contará também com a participação de um médico especialista, que irá esclarecer as dúvidas e orientar as pessoas sobre a doença.

A proposta da campanha  é mostrar à população a importância e os cuidados necessários para prevenir o câncer.
Segundo o Observatório de Oncologia, uma em cada seis mortes no Brasil estão relacionadas à doença.

Atualmente, 7,6 milhões de pessoas no planeta morrem de câncer a cada ano. Entre elas, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos, de acordo com informações do INCA.

O tabagismo é o principal fator de risco para o câncer, causando 22% de mortes no mundo por conta da doença. Outros fatores de risco são a alimentação baseada em produtos ultraprocessados —que contêm altos índices de gorduras, sódio e açúcar—, o consumo excessivo de álcool e o sedentarismo.




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE