Alarmante: Mais de 41 milhões de crianças estão obesas!

10.08.18


Redação Folha Vitória

OMS pede incentivo ao esporte e demais atividades físicas para diminuir os casos de obesidade infantil no mundo

Obesidade infantil deve ser prevenida desde a primeira infância.

Que as crianças não brincam mais nas ruas não é nenhuma novidade, e que muitas delas não possuem um grande quintal para correr, também não. O fato é que em decorrência desse novo “modelo” de infância, inativa, elas podem ter menor expectativa de vida e também maior chance de se tornarem portadoras de várias doenças provenientes do sedentarismo.

A pouco tempo a Organização Mundial de Saúde apresentou um relatório que mostra que pelo menos 41 milhões de crianças com menos de cinco anos estão acima do peso ou são obesas. “O esporte atua na prevenção da obesidade. Existem estudos que dizem que quanto mais estimulo a criança recebe antes da puberdade, e nas meninas, antes da primeira menstruação, isso influencia na prevenção futura de várias doenças, além da obesidade. A osteoporose e às doenças cardiovasculares são prevenidas com a prática de atividade física regular”, disse o Educador Físico, Jhonny Costa.

A partir dos 6 meses de vida, a maioria das crianças já recebe a indicação de que pode iniciar sua vida esportiva. Existem muitos locais que trabalham com natação para esses pequenos. 

O ideal, é que os pais conversem antes com o pediatra, e então procurem a atividade. “Minha filha tem três anos, pratica atividade física desde os 6 meses, nunca parou. Hoje ela faz natação e balé, ambos foram indicados pelo médico que a acompanha. É uma menina muito saudável e alegre”, disse a advogada Ellem Emery, mãe da pequena Antonella.

“A natação é uma ótimo esporte para essa primeira infância, nesse esporte conseguimos estimular a parte motora da criança. A partir dos 3 anos o leque de opções aumenta, a criança já pode praticar o judô, que trabalha estimula a força e fortalecimento abdnominal, exercícios recreativos, como as queimadas e circuitos infantis também são ótimas opções”, disse o Educador Físico, Jhonny Costa.

O sedentarismo é uma das maiores causas de morte no planeta. Organização Mundial da Saúde alertou que a obesidade infantil atingiu níveis alarmantes em todo o mundo, devemos ter consciência desse mal e cuidar da prevenção praticando atividade física regular se alimentando de maneira adequada.

https://novo.folhavitoria.com.br/saude/noticia/08/2018/alarmante--mais-de-41-milhoes-de-criancas-estao-obesas




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE