Alimentação pobre em nutrientes causa mais mortes do que se imaginava

13.06.19


Mayumi Yamasaki, Jornal da USP

Download do áudio

Há muito tempo se sabe que a dieta alimentar afeta a saúde das pessoas. No entanto, não se tinha dimensão do impacto que uma alimentação inadequada pode ter na vida de alguém. Um estudo americano recente surgiu, então, como forma de evidenciar a importância da ingestão de comidas saudáveis.

Alexandre Faisal contou que, fazendo uso de um modelo matemático complexo, a pesquisa analisou essa relação entre consumo de alimentos nutritivos e mortalidade associada a doenças crônicas não transmissíveis (hipertensão, diabete etc.). E, entre as descobertas, concluiu-se que uma melhoria da dieta no mundo poderia impedir uma em cada cinco mortes.

O colunista finaliza dizendo que não se trata mais de condenar alguns tipos de alimentos, como a soja, o açúcar e as gorduras. É preciso acrescentar nas refeições grãos integrais, ácidos graxos, ômega 3 e outras comidas saudáveis, diz.




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE