Bituca de cigarro é o lixo mais encontrado nas praias de Garopaba e Imbituba

30.08.18


Garopaba Mídia - Glaucia Rosa Damazio

Bituca de cigarro é o lixo mais encontrado nas praias de Garopaba e ImbitubaPassado o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, realizado no início de outubro, o Projeto Monitoramento Mirim Costeiro e a Ecosurf Imbituba, entidades organizadoras da ação na região, divulgaram seus Relatórios de Indicadores.

Ouvidor no topo do ranking da sujeira
O dia de limpeza de Garopaba passou por sete praias com apenas 54 voluntários e recolheu nada menos do que 9.794 resíduos da areia. O relatório mostrou que devido a um naufrágio dias antes do mutirão, os principais resíduos encontrados foram pedaços de esponja com óleo da embarcação, coletados na praia do Ouvidor. A bituca de cigarro e os pedaços de plástico foram os resíduos mais encontrados nas demais praias. Essa estatística se repete desde 2011, quando foi iniciada a contagem dos resíduos nos mutirões de limpeza nas praias do município.

GaropabaA Praia do Ouvidor foi a campeão de resíduos, somando 3.387. Em seguida, a Ferrugem, com 1.939 itens de lixo. Além da esponja e das pontas de cigarros, em todas as praias foram encontrados pedaços de plástico diversos, canudos, palitinhos, isopor, tampas de garrafa, embalagens e sacolas entre material recolhido.


Imbituba: uma tonelada e meia de lixo
Nos nove pontos onde passou o mutirão de Imbituba, os 184 participantes recolheram alarmantes 14.255 itens de lixo. Um total de 1.510 quilos. Na região, o plástico representa o material mais encontrado, mas as pontas de cigarro vêm logo atrás. 
ImbitubaAbaixo, você confere alguns registros do Dia de Limpeza. Fica o muito obrigado a todos os voluntários e o pedido de conscientização para que cada um seja responsável pelo seu lixo!

Fotos: Divulgação Monitoramento Mirim Costeiro/Ecosurf Imbituba

 

 

 

 

http://www.garopabamidia.com.br/noticias/titulo/9419/bituca-de-cigarro-acopy-o-lixo-mais-encontrado-nas-praias-de-garopaba-e-imbituba;https://www.ubatuba.sp.gov.br/smma/mutirao-no-pereque-acu-retira/




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE