Carga do Tabagismo no Brasil

31.05.12


Márcia Pinto

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o tabagismo seja responsável por aproximadamente 5,4 milhões de óbitos anuais. Até 2030, estes números experimentarão um crescimento significativo de 48%, passando para 8 milhões de óbitos, dos quais 80% ocorrerão em países em desenvolvimento. No Brasil, as estimativas para a década de noventa apontavam aproximadamente 205 mil mortes ao ano.

Em 2003 foi estimado um total de 24.222 óbitos associados ao consumo de derivados do tabaco em 16 capitais brasileiras. As quatro principais causas de mortes foram: doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), doença isquêmica do coração, câncer de pulmão e doenças cardiovasculares (DCV). No mesmo ano, o tabagismo foi responsável por 279.990 Anos Potenciais de Vida Perdidos (APVP) em homens e 139.945 em mulheres, e as DCV foram a principal causa de APVP.

O tabagismo gera uma carga econômica substantiva para a economia dos países, caracterizada pelos custos da assistência médica e da perda de produtividade devido à morbidade e à morte prematura. Estimativas recentes indicam que os custos atribuíveis às doenças tabaco-relacionadas são responsáveis por perdas anuais de 500 bilhões de dólares por produtividade, adoecimento e mortes prematuras. As análises realizadas em vários países mostram que esses custos podem alcançar até 1,15% do Produto Interno Bruto (PIB).

Faça o download do arquivo aqui.




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE