CETAB e ACT comemoram Dia Nacional de Combate ao Fumo com lançamento de livro sobre indústria do tabaco

28.08.18


ACT Promoção da Saúde

O Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Cetab/ENSP/Fiocruz) e a ACT Promoção da Saúde lançam, em parceria, o livro Roucos e Sufocados, uma investigação jornalística sobre a indústria do tabaco, escrito por João Peres e Moriti Neto. O lançamento será em 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo, às 9h, no auditório da Fiotec (Avenida Brasil 4.036), Rio de Janeiro.

Fruto de uma investigação jornalística, a publicação vai a fundo na análise da retórica que mistura os interesses de pequenos produtores rurais em busca da sobrevivência e das transnacionais do tabaco, interessadas em potencializar seus lucros. Os autores desvendam como esse discurso é utilizado para frear políticas de controle do tabagismo. Roucos e sufocados oferece, assim, um retrato singular do Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, coração da fumicultura nacional. É de lá que emana o discurso – e o lobby – em defesa do cigarro.

Faça o download do arquivo aqui.




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE