Conheça os alimentos que parecem ser saudáveis, mas não são

31.01.19


Folha Vitória

Peito de peru e bolacha integral são exemplos de alimentos que parecem saudáveis, mas o rótulo mostra que não

O sanduíche de peito de perú é um grande vilão da saúde, porque além da proteína, o pão de forma integral também é ultraprocessado. 

Muitas pessoas preferem consumir o peito de peru em vez de outros embutidos como presunto ou mortadela por achar que é uma opção mais saudável, mais light ou fit. “Prefiro peito de peru ao presunto normal porque é bem mais leve e, pelo que leio, tem menos sódio e menos gordura. Na hora de comprar, também prefiro produtos integrais pois contem mais fibras, que vão ajudar na digestão. Como eu já tenho colesterol alto, sou pré-diabética e tenho hipertensão, tenho que ter muito cuidado com a alimentação”, conta Silvéstria Ferreira (59), auxiliar de enfermagem.

É comum que produtos ultraprocessados como o peito de peru e a bolacha integral sejam classificados como saudáveis. No geral, produtos com acréscimo de conservantes, estabilizantes, corantes, edulcorantes e aromatizantes, e também com excesso de gordura vegetal hidrogenada, açúcar e sódio, não são saudáveis, pois podem trazer consequências negativas para a saúde. O alerta é do manual Alimentação Cardioprotetora, do Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital do Coração (HCor).

Confira 9 alimentos que parecem saudáveis, mas não são:

- Embutidos (como presunto e peito de peru)

- Biscoitos e/ou bolachas integrais

- Barra de cereal

- Sopa instantânea

- Pão de forma light

- Suco de caixinha

- Chocolate diet

- Pipoca para micro-ondas

- Farinha láctea

Alimentos que parecem saudáveis mas contém aditivos químicos

Na avaliação de Mariana Claudino, nutricionista da ACT Promoção da Saúde, membro da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, o consumo de alimentos ultraprocessados deve ser evitado tanto por indivíduos em risco cardiovascular quanto por indivíduos saudáveis. Esses alimentos contém um número elevado de ingredientes e, sobretudo, ingredientes com nomes poucos familiares como os aditivos químicos.

“Carnes processadas como presunto, salsicha, salame e o próprio peito de peru contém os conservantes nitrito e nitrato de sódio. Quando há um grande consumo dessas substâncias, pode-se aumentar a formação de nitrosaminas, compostos químicos que causam reações tóxicas no organismo e podem favorecer o surgimento de câncer”, explica a especialista.

Segundo ela, o consumo indiscriminado de aditivos químicos também pode provocar o surgimento de outras doenças. “Há estudos que relacionam o consumo de aditivos com o câncer, com doenças de Parkinson e de Alzheimer, além de resistência insulínica e hipertensão”, completa. 

Por: Saúde Brasil

https://www.folhavitoria.com.br/saude/noticia/01/2019/conheca-os-alimentos-que-parecem-ser-saudaveis-mas-nao-sao




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE