Consumidor informado muda o mercado

25.02.18


Bia Dorazio - G1

Já está muito bem descrito na literatura a respeito dos benefícios de uma alimentação equilibrada e, principalmente, do valor das boas escolhas alimentares.


Atualmente o consumidor já se encontra mais atento a respeito da necessidade de evitar o excesso de alimentos industrializados, visto que estes podem prejudicar a nossa saúde, agravando inclusive doenças crônicas não transmissíveis, responsáveis por altas taxas de mortalidade.


As técnicas para conservar alimentos surgiram para aumentar a durabilidade dos mesmos. Estas técnicas consistiam em submeter o alimento ao calor, ao fogo ou ao gelo. Com o surgimento da industrialização isto cresceu de forma exponencial e atualmente a grande maioria dos alimentos consumidos passam por algum tipo de processamento.


Um pouco do processamento de alimentos nos auxilia, o problema é o excesso de alimentos ultraprocessados.


Alimentos com embalagens atraentes veiculadas através de propagandas muito bem elaboradas, despertam o desejo dos consumidores mesmo sem necessidade de comer, sem horário pré-determinado, facilitando escolhas alimentares totalmente dispensáveis.


Todas estas informações têm sido muito bem alertadas pelos profissionais de saúde, bem como estabelecidas, por órgãos governamentais, podendo citar inclusive o Guia Alimentar para a população Brasileira, a tal ponto que a população já tem modificado suas atitudes em relação à alimentação, selecionando melhor suas escolhas alimentares.


Esta semana foi veiculado na mídia que grandes fabricantes de alimentos ultraprocessados, destacando refrigerantes e outras bebidas açucaradas, alimentos com excesso de corantes e conservantes, alto teor de açúcares e gorduras indesejáveis, estão sofrendo abalos financeiros por dificuldade de crescimento de vendas e até queda das mesmas. 

Esta mudança na receita de empresas denominadas “gigantes de alimentos” mostra que os consumidores estão mais conscientes e exigentes e que, preocupados com a boa saúde, têm sido mais seletivos no momento das escolhas e compra dos seus alimentos.

Provavelmente tais empresas terão que produzir alimentos de melhor qualidade como opção para a boa saúde, o que prova que consumidor informado muda o mercado.




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