Criança e Consumo denuncia Burger King por direcionar publicidade a crianças

14.08.18


Criança e Consumo

Entre os meses de junho e agosto, a rede de fast food Burger King divulgou a promoção do combo infantil King Jr. que oferece, junto com o lanche, um dos 15 brindes surpresa da marca Emoji. Separadamente, cada brinquedo custa R$14,90, enquanto o preço sugerido para a refeição é de R$19,90.

Constatando a abusividade da promoção direcionada ao público infantil, o Criança e Consumo  enviou representação ao Procon-SP, denunciando a campanha.

Além da veiculação em pontos de ônibus, relógios eletrônicos em São Paulo, com ações em shoppings, a promoção também foi divulgada nas redes sociais e com um filme publicitário com a atriz Maísa Silva, de amplo apelo junto ao público infanto-juvenil, em canais abertos e pagos de televisão e nos canais do SBT e da adolescente no Youtube.

Já existe consenso entre especialistas de que a comercialização de brinquedos por redes de fast food estimula o consumo excessivo e habitual de produtos alimentícios com altos teores de sódio, açúcar e gorduras, sendo extremamente prejudicial à saúde de crianças. A obesidade infantil e as doenças crônicas associadas são um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Sem uma mudança de hábitos e práticas de mercado, em menos de uma década a obesidade pode atingir 11,3 milhões de crianças brasileiras.

“O uso de brinquedos para estimular o consumo excessivo de produtos alimentícios caracteriza não só publicidade infantil, que é abusiva e ilegal, mas venda casada. O brinquedo separado tem praticamente o mesmo preço do lanche completo”, argumenta Livia Cattaruzzi, advogada do Instituto Alana. “Sempre recebemos mensagens, especialmente de pais e mães, indignados com as estratégias publicitárias abusivas direcionadas às crianças pelas redes de fast food. Isso precisa acabar”.

http://criancaeconsumo.org.br/noticias/denuncia-burger-king-por-publicidade-infantil/




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE