Deputados querem proibir venda de refrigerante em escolas

24.10.18


Correio do Estado - Izabela Jornada

Veto incluiria comercialização de biscoito, bala, bombom e chocolate

Proposta que proíbe vendas de balas, pirulitos, chocolates, biscoitos recheados, salgadinhos industrializados, frituras e refrigerantes em escolas está tramitando na Assembleia Legislativa.

A matéria foi apresentada durante sessão desta quarta-feira (24) e tem o objetivo de implantar nas escolas da rede pública e privada abrangendo alunos da Educação Infantil até o Ensino Médio. “Acho de fundamental importância esse projeto que foi discutido com vários profissionais do setor. Estaremos dando a possibilidade da prevenção à obesidade”, defendeu o deputado estadual João Grandão (PT), autor da proposta.

De acordo com a proposta, a cantina da unidade escolar deve oferecer alimentos e preparações ricos em micronutrientes e fibras. No rol de alimentos liberados estão frutas, legumes, verduras, suco natural, iogurte, pães e biscoitos integrais, além de salgados assados. Para que a medida seja cumprida, está prevista a confecção de um contrato, entre a escola e a cantina, que obrigue à observação da lei.

A proposta já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. O autor da matéria, deputado Fábio Ramalho (PV-MG), lembra que “a obesidade infantil cresce a cada dia e, com ela, as preocupações dos pais em fazerem com que seus filhos percam peso e evitem danos à sua saúde”. A obesidade infantil aumentou cinco vezes nos últimos 20 anos no País e já atinge 10% das crianças brasileiras, de acordo com o parlamentar.

https://www.correiodoestado.com.br/cidades/venda-de-refrigerantes-podera-ser-proibido-em-escolas/339372/




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE