Em parceria com o Ministério da Saúde e OPAS, SBP debate redução do consumo de sódio, açúcar e gorduras

19.07.18


Sociedade Brasileira de Pediatria

O integrante do Departamento Científico de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Valmin Ramos da Silva, representou a entidade na reunião sobre “Redução do consumo de nutrientes críticos para prevenção e controle de doenças crônicas”, organizada pela Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O encontro, realizado em Brasília (DF), teve como objetivo discutir novas estratégias para minimizar o consumo de sódio, açúcar e gorduras pela população brasileira, a fim de evitar a ampliação das doenças crônicas no País.

Em sua participação, ele ressaltou o compromisso da SBP de mobilizar os pediatras e influenciar a sociedade em geral sobre questões relacionadas à promoção da saúde de crianças e adolescentes. “A infância é o momento ideal para inserir conhecimentos sobre alimentação saudável e iniciar o trabalho de prevenção a doenças crônico-degenerativas. Levar informações de qualidade, desde cedo, é uma das ações mais eficazes para garantir mudanças de hábito e reduzir os índices de mortalidade por causas evitáveis”, destacou.  

Durante o evento, foi discutido também o Plano de Ações Para a Prevenção da Obesidade em Crianças e Adolescentes, elaborado pelo Ministério da Saúde. Dentre as principais linhas estratégicas estabelecidas, constam a atuação na atenção primária à saúde e promoção de aleitamento materno; medidas para melhoria da alimentação no ambiente escolar; a formulação de políticas fiscais; além da regulamentação do marketing e rotulagem de alimentos.

Na ocasião, também foram debatidos temas relacionados ao atual cenário epidemiológico das doenças crônicas, com foco na relação entre propaganda e publicidade e o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados, na proposta da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o fim da obesidade infantil, e ainda na necessidade de enfrentamento às diferentes formas de má nutrição.

DOENÇAS COMUNS – De acordo com o especialista da SBP, é fundamental aos pediatras estarem atualizados em função da crescente prevalência de algumas doenças crônicas na população pediátrica, em especial a obesidade. “Esta já é considerada um sério problema de saúde pública, que contribui para a ocorrência de diversas outras patologias, como a síndrome metabólica, hipertensão arterial, câncer, diabetes e comorbidades com influência direta na ocorrência de eventos cardiovasculares fatais, cada vez mais observados com regularidade em indivíduos jovens”.

Outro destaque da programação do evento foi a apresentação ministrada pela dra. Luciana Maya, do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a respeito de evidências científicas sobre associação entre o consumo elevado de nutrientes críticos e desfechos em saúde. As conclusões demonstradas apontam, em especial, a relação entre o consumo de sódio, açúcar livre, gorduras saturadas e edulcorantes à manifestação do câncer no paciente.

Ao final dos debates, houve espaço ainda para a apresentação de experiências bem sucedidas de diferentes entidades médicas sobre apoio à rotulagem nutricional frontal, ao Guia Alimentar para a População Brasileira e respeito da dieta cardioprotetora.

http://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/em-parceria-com-o-ministerio-da-saude-e-opas-sbp-debate-reducao-do-consumo-de-sodio-acucar-e-gorduras/




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE