Escolas públicas estão proibidas de servir alimentos embutidos nas merendas

06.01.20


Correio Braziliense

A partir desta segunda-feira (6/1), os alimentos embutidos de origem animal, como salsicha, mortadela, linguiça e presunto estão oficialmente proibidos no cardápio da merenda escolar servida aos alunos da rede pública de ensino e instituições conveniadas à Secretaria de Educação do DF (SEEDF). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda e tem validade imediata. 

O projeto de lei, de autoria do deputado distrital Reginaldo Sardinha (Avante), propõe uma alimentação mais saudável aos estudantes. Segundo o distrital, a retirada de tais ingredientes na refeição das escolas é uma forma de cuidar da alimentação dos alunos. “As pessoas não estão preocupadas com o que está sendo servido diariamente para as nossas crianças. Os embutidos, por sua vez, são alimentos agressivos e até mesmo nocivos à saúde de todos”, explicou Sardinha. 

decisão publicada no DODF esclarece ainda que compete ao poder público fazer “ampla campanha entre professores, alunos e seus familiares e demais funcionários dos estabelecimentos de ensino, com a finalidade de alertar para os males à saúde das crianças proporcionados pelo consumo de alimentos embutidos.”

Riscos

Em 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou carnes processadas como cancerígenas. Segundo o relatório feito  pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, da OMS, os embutidos são um fator de risco para a doença e integram o grupo 1 de carcinogênicos

A Secretaria de Educação garantiu que não utiliza alimentos embutidos na merenda escolar desde o ano letivo de 2010. Segundo o órgão, a prática visa eliminar do cardápio das unidades escolares itens como salsicha, mortadela, linguiça e outros produtos industrializados, dando preferência a utilização de ingredientes naturais ou minimamente processados.




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE