Excesso de peso atinge um em cada dois adultos e uma em cada três crianças brasileiras

31.01.19


Folha Vitória

Alimentação adequada e saudável é melhor forma de prevenir sobrepeso e obesidade

Em 2025 cerca de 2,3 bilhões de adultos estarão com sobrepeso e mais de 700 milhões serão obesos. 

O Brasil vem enfrentando aumento expressivo do sobrepeso e da obesidade em todas as faixas etárias. Segundo o Guia alimentar para a população brasileira, o excesso de peso acomete um em cada dois adultos e uma em cada três crianças brasileiras.

A publicação do Ministério da Saúde ressalta que o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados, que possuem composição nutricional desbalanceada e são ricos em gorduras, açúcares e sódio, aliado à atividade física reduzida, é uma das causas deste problema de saúde pública.

A analista técnica da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Helissa de Oliveira Mendonça Moreira, observa que a obesidade é uma doença crônica que tem etiologia multifatorial, de difícil manejo e que está relacionada a uma associação de fatores genéticos, ambientais e comportamentais.

“A obesidade decorre, na maioria dos casos, do desbalanceamento energético, quando o indivíduo consome mais energia do que gasta e resulta em ganho de peso. Também influencia o ambiente obesogênico, que favorece comportamentos relacionados à ingestão de alimentos densamente calóricos e sedentarismo. O que precisamos entender é que a alimentação vai além das escolhas individuais, sendo influenciada pelo ambiente no qual o indivíduo está inserido”, explica Helissa.

A doença é um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. Segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2025 cerca de 2,3 bilhões de adultos estarão com sobrepeso e mais de 700 milhões serão obesos. E uma das consequências do excesso de peso é o aumento do índice de doenças cardiovasculares, que estão entre as enfermidades que mais causam mortes.

Praticar atividades físicas e manter uma boa dieta podem evitar obesidade e as doenças relacionadas. Mas, segundo Alexandre Sakano, gastrocirurgião da BP, além de ter um estilo de vida saudável, fazer acompanhamento médico é fundamental para evitar a síndrome metabólica, um grupo de fatores de risco que aumenta a ocorrência de doenças cardiovasculares, entre outras enfermidades. O gastrocirurgião explica que, dependendo do caso, a cirurgia bariátrica pode despontar como umas das opções de tratamento da obesidade e das doenças associadas ao excesso de gordura no organismo, mas reforça que é necessária uma avaliação médica criteriosa.

Com informações do Saúde Brasil 

https://www.folhavitoria.com.br/saude/noticia/01/2019/excesso-de-peso-acomete-um-em-cada-dois-adultos-e-uma-em-cada-tres-criancas-brasileiras




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE