Fatores associados ao uso de narguilé outros produtos do tabaco entre escolares, Brasil, 2015 (em inglês)

14.12.18


Scielo - Deborah Carvalho Malta, Ana Luiza Curi Hallal, Ísis Eloah Machado, Rogério Ruscitto do Prado, Patrícia Pereira Vasconcelos de Oliveira, Maryane Oliveira Campos, Maria de Fátima Marinho de Souza

Dados do estudo Global Burden of Disease indicam que o uso do tabaco, incluindo a exposição passiva, ocupou o sexto lugar entre os principais fatores de risco para o ônus o mundo. No Brasil, dados do mesmo estudo (2015) revelaram que o tabaco ocupou o quarto
e quinto lugares para homens e mulheres, respectivamente. Em 1990, o uso do tabaco era responsável para 7,0% dos anos de vida perdidos devido a morte prematura e incapacidade (vida ajustada por incapacidade ano - DALY) e, em 2015, 6,43%.

Evidências mostram que o consumo de tabaco é bastante difundido e presente na maioria dos países. Em geral, essa prática começa na adolescência e juventude com a maioria dos fumantes adultos ter começado a usar tabaco antes dos 20 anos.

O tabaco pode ser consumido em várias formas: fumado - por exemplo, cachimbo, charuto, cigarro e narguilé ou narguilé -, mastigado, inalado - rapé - entre outros, todos eles prejudiciais aos seres humanos saúde. O narguilé é usado há séculos na África, Oriente Médio e Ásia, contudo, o seu consumo cresceu no Ocidente, em particular entre os jovens. De acordo com as estimativaas, cerca de 100 milhões de pessoas utilizem narguilé no mundo.

Faça o download do arquivo aqui.




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE