ITC Brasil: Projeto Internacional de Avaliação das Políticas de Controle do Tabaco

12.10.09


Instituto Nacional do Câncer

Esta publicação tem por objetivo apresentar os principais resultados da Primeira Onda da Pesquisa ITC Brasil, realizada por telefone, envolvendo uma coorte de 1.215 adultos fumantes e 611 adultos não fumantes em três capitais brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, e Porto Alegre.

O Brasil é reconhecido como líder no controle do tabaco nas Américas. O País ratificou a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT) da OMS em 2005 e é líder mundial na implementação de advertências sanitárias com imagens nas embalagens dos produtos derivados do tabaco, tendo já implementado três ciclos desde 2001.

No momento da pesquisa, o segundo conjunto de advertências sanitárias já estava em circulação desde 2004 e, a partir de agosto de 2009, o terceiro – e mais dramático – conjunto de advertências sanitárias brasileiras foi posto em circulação pública. Além disso, o Brasil já desenvolve fortes iniciativas de promoção de ambientes livres da fumaça do tabaco tanto em nível regional/local como nacional.

Esta publicação apresenta os resultados da Pesquisa ITC sobre as atitudes e comportamentos de fumantes brasileiros, no período de abril a junho de 2009, antes da implementação completa do terceiro ciclo de advertências sanitárias. A Segunda Onda da Pesquisa ITC Brasil deverá ter início em março de 2010.

Faça o download do arquivo aqui.




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE