Nepad expande atendimento para tratamento do tabagismo

24.01.19


Diretoria de Comunicação da UERJ

Equipe Nepad/UERJ

 

Há mais de 30 anos como referência no atendimento aos usuários de drogas do Estado do Rio de Janeiro, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas da UERJ (Nepad) amplia a sua área de atuação em 2019 ao oferecer tratamento para tabagismo. O setor promoverá grupos com profissionais capacitados para o público de interesse. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 100 milhões de pessoas faleceram devido ao consumo de tabaco no último século, sendo o hábito de fumar responsável por 12% da mortalidade adulta mundial. Reconhecida como um problema global, a expansão do tabagismo fez com que os países membros das Nações Unidas adotassem a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), na qual os Estados signatários concordam em empreender esforços para reduzir a epidemia causada pelo tabaco.

“Será um grande desafio, assim como foi na época em que iniciamos o Nepad. Nosso Núcleo quebrou alguns paradigmas na década de 80 com uma abordagem diferente aos usuários de drogas. Naquela ocasião, as opções para tratamento de usuários eram bem restritas, com hegemonia das opções baseadas na abstenção. O Nepad inova então com abordagens mais psicodinâmicas. Vamos enveredar na área do tabagismo com a intenção de proporcionar algo novo para quem busca o atendimento”, explicou o diretor Paulo Roberto Telles.

Paralelamente, o Nepad segue disponibilizando atendimentos psicoterápicos individuais. O Núcleo oferece acompanhamento para familiares e conta com um Centro de Convivência, onde são realizadas, entre outras atividades, oficinas de música e cines-debate, grupos de reflexão, visando à inclusão social dos usuários que buscam tratamento.

Criado em 1986, o Nepad é considerado centro de excelência para prevenção, pesquisa e tratamento no campo das toxicomanias. Fica localizado no Edifício Pedro Ernesto – Rua Fonseca Telles, 121 – 4º andar, em São Cristóvão. As informações sobre inscrições para o tratamento do tabagismo estão à disposição através dos telefones (21) 2334-8544 e 2332-4738, nos ramais 223 e 225, sempre das 9h às 17h. Presencialmente, as dúvidas sobre atendimento de primeira vez serão sanadas às segundas, terças e quintas-feiras, das 10h às 15h. 

http://www.uerj.br/noticia/nepad-expande-atendimento-para-tratamento-do-tabagismo/?fbclid=IwAR2hHsOuHmr5doPs9ArZeQCJLcyTpI-SUISCx1qNWZgkVldcDPlG8eL0Vkk




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE