No Dia Mundial da Alimentação, Idec lança e-book gratuito com mitos e verdades sobre agrotóxicos

16.10.18


Hoje em Dia - Anderson Rocha

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou, nesta terça-feira (16), o e-book gratuito "10 Mitos e Verdades sobre Agrotóxicos", um guia que, segundo o Idec, promete dar dicas práticas para uma alimentação mais consciente e desmentir afirmações conhecidas sobre agrotóxicos que nem sempre são verdadeiras. 

O conteúdo gratuito foi divulgado nesta terça, Dia Mundial da Alimentação. De acordo com o instituto, o livro digital traz informações como se é mito ou verdade que lavar bem os alimentos elimina os agrotóxicos, se hidropônicos não têm o veneno e se alimentos orgânicos são mais caros do que os cultivados com agrotóxicos. 

Para ter acesso ao material, o usuário deve fazer um cadastro no site do Idec, clicando aqui. Em seguida, deve confirmar o preenchimento pelo e-mail e baixar o e-book, que tem 14 páginas. 

Mito ou verdade #1

O primeiro item do e-book trata da diferenciação entre agrotóxico, pesticida e defensivo agrícola. Leia!

Agrotóxico é a mesma coisa que pesticida e defensivo agrícola? Mito. Apesar de os três serem usados para matar pragas e pestes que afetam as plantações, eles não são iguais. A principal diferença é: dentre esses nomes, agrotóxico é o único termo previsto em lei, que abrange e representa um grupo de venenos, como pesticidas, fungicidas, herbicidas etc.

Por que há confusão? A indústria agrícola gosta de afirmar que os três termos são iguais, para esconder os seus perigos e confundir a população, já que a palavra agrotóxicos indica facilmente os riscos do uso dessas substâncias. Então, não se deixe enganar. Sempre que ouvir afirmações como essa, desconfie e procure fontes seguras para se informar.

Agrotóxicos e o PL nº 6299/02

A discussão a respeito do uso de agrotóxicos no País ganhou grande destaque no cenário nacional a partir de maio deste ano, após uma das comissões especiais da Câmara dos Deputados colocar em pauta e aprovar o PL nº 6299/02, conhecido como Pacote do Veneno. De autoria do Ministro da Agricultura Blairo Maggi, o projeto facilita o uso da substância no Brasil.

“O pacote confunde a população a respeito dos prejuízos à saúde humana e ao meio ambiente causados pelo uso indiscriminado de agrotóxicos, além de colocar em risco a alimentação adequada e saudável de todos. Fizemos esse material para combater a desinformação, esclarecer termos e mostrar evidências para incentivar os leitores a terem uma alimentação saudável e consciente”, afirma Rafael Arantes, nutricionista do Idec.

Mais lançamentos

Na semana passada, a entidade também lançou o livro "Alimentos Orgânicos nas Escolas - Guia Para Gestores", cujo conteúdo apresenta experiências de sucesso em instituições de diferentes partes do país que priorizam a compra de alimentos orgânicos e com base na agricultura familiar.

https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/no-dia-mundial-da-alimenta%C3%A7%C3%A3o-idec-lan%C3%A7a-e-book-gratuito-com-mitos-e-verdades-sobre-agrot%C3%B3xicos-1.663847




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE