No Lollapalooza, Souza Cruz ensinou como fazer mais fumaça com cigarro

26.04.19


Folha de S. Paulo - Phillippe Watanabe

ONGs acusam empresa de infração da lei antifumo; festival gerou autos de infração relacionados ao tabaco

O Lollapalooza 2019 colocou o cigarro no mapa. Segundo informações do guia do festival, havia oito tabacarias espalhadas pelo Autódromo de Interlagos, enquanto eram quatro os estandes para quem buscava informações gerais. Nos locais de venda, um encarte no maço explicava como fazer mais fumaça com o cigarro da Souza Cruz e citava o “sabor único e refrescante” do produto.

Além de acusações de trabalho análogo à escravidão, no festival de música, produzido pela Time for Fun (T4F), foram verificadas infrações da lei antifumo pelo segundo ano consecutivo. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, foram lavrados dois autos de infração referentes ao tabaco e um à lei antiálcool —proibição de venda para crianças e adolescentes. 

Sem detalhamentos sobre o que motivou os autos, a secretaria afirma que um processo administrativo foi aberto.

Além disso, as organizações ACT Promoção da Saúde e a Fundação Interamericana do Coração (FIC) acusam a Souza Cruz, controlada pela British American Tobacco, de fazer publicidade irregular de tabaco no festival e de se utilizar do ambiente descontraído para atingir os jovens.

Mariana Pinho, especialista em controle do tabaco da FIC, foi ao Lollapalooza e afirma que nas tabacarias do festival era possível encontrar embalagens vazias de cigarro (para fins de exposição) e um encarte em volta do maço, com a frase “Sabor único e refrescante com controle de intensidade nas suas mãos”.

A especialista afirma que, após insistir, obteve o encarte mesmo sem a compra do cigarro. 

“A lei proíbe qualquer ação comercial para promover direta ou indiretamente um produto de tabaco. A interpretação da lei precisa ser muito restritiva”, diz Adriana Carvalho, diretora jurídica da ONG ACT Promoção da Saúde. “A apresentação do produto por encartes também é vedada.”

A Souza Cruz afirma que o encarte tinha intenção de transparência, para fornecer informações técnicas aos clientes. Segundo a empresa, que nega ter feito publicidade de tabaco, havia uma maneira de o cigarro vendido gerar mais fumaça e, por isso, era necessário um material de apoio.

“O investimento na beleza das embalagens, nos pontos de venda e na iluminação é claramente uma estratégia de propaganda”, afirma Tânia Cavalcante, secretária executiva da comissão nacional para implementação da convenção quadro para controle do tabaco. “Mock-up [modelo vazio] é uma propaganda. Se eu tenho uma caixinha que finge ser o produto, ela passa a ser uma propaganda se está vazia.” 

Pinho diz também ter observado que nos estandes de venda não era verificado se os consumidores eram maiores de idade —o que era determinado por uma pulseira.

Questionada, a Souza Cruz diz que “participou do evento Lollapalooza como fornecedora para tabacarias que comercializaram cigarros exclusivamente para fumantes adultos. Vender cigarros para menores de 18 anos é proibido por lei e a Souza Cruz reforça esta diretriz com nossos parceiros comerciais em forma de ações educativas e de conscientização”.

Mesmo sem proibições expressas na lei, a arquitetura chamativa das tabacarias também pode ser considerada uma forma de atrair o público mais novo, segundo especialistas ouvidos pela Folha. “Tinha tabacaria que era lounge, você podia sentar, tinha carregador, eram locais confortáveis. Você acaba trazendo o público para o espaço”, diz Pinho.

No ano passado, a Folha mostrou como empresas de cigarro se utilizam de festivais de música no Brasil, festas e de hashtags —símbolo #, que facilita agrupamentos de informações online— para se aproximar do público jovem.

A própria Souza Cruz se utilizou nos últimos anos da #tastethecity —que era associada à marca Dunhill— para marcar presença, por exemplo, ao lado de DJs e no festival MecaInhotim de 2016 e de 2017, no qual havia um balão de ar quente com a hashtag.

https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2019/04/no-lollapalooza-souza-cruz-ensinou-como-fazer-mais-fumaca-com-cigarro.shtml




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE