Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílio

27.11.09


IBGE

A Organização Mundial da Saúde - OMS (World Health Organization - WHO) identifica o tabagismo como um fator de risco à vida a ser combatido com alta prioridade, tendo em vista a elevada ocorrência de mortes associadas ao uso do tabaco mundialmente. Nesse contexto, a OMS e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention - CDC) estão conduzindo, em 14 países, a realização da pesquisa Global Adult Tobacco Survey - GATS.

Os países envolvidos são Bangladesh, Brasil, China, Egito, Federação Russa, Filipinas, Índia, México, Polônia, Tailândia, Turquia, Ucrânia, Uruguai e Vietnam. O projeto, internacionalmente, envolve, também, a CDC Foundation, a Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, e tem a Bloomberg Philanthropies como seu principal fi nanciador.

No Brasil, o IBGE e o Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional de Câncer - INCA, da Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, constituíram parceria para realização de uma pesquisa especial da PNAD 2008 sobre o tema. A Pesquisa Especial de Tabagismo - PETab, então realizada, visou a atender dois objetivos: subsidiar as políticas nacionais referentes ao tema e, também, se integrar ao projeto com vistas à comparabilidade internacional dessas estatísticas.

Faça o download do arquivo aqui.




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE